Ensino superior História 5+3 pts
1- Leia o texto a seguir e responda às questões logo abaixo.
“Desde o momento em que os Estados-Gerais estiveram reunidos, era bastante claro que o esclarecido programa de reformas e progresso com o qual, em princípio, todos os homens de boa vontade e educação concordavam, nobres e outros, não seria feito como uma reforma vinda de cima, pela monarquia – como eles todos aspiravam – mas sim por um novo regime. Foi feito por uma revolução, ou seja, uma revolução vinda de baixo, pois uma revolução vinda de cima, por mais desejável que seja na teoria, decididamente não era mais uma opção em 1789, se é que algum dia o fora. De fato, essa revolução jamais teria sido feita se não fosse a intervenção do povo comum.”
Eric Hobsbawm. Ecos da Marselhesa: dois séculos reveem a Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 40.
a) Qual é a visão do autor sobre a Revolução Francesa?
b) Qual foi a importância da participação popular na Revolução Francesa?
c) O autor considera o povo uma grande força capaz de mudar as estruturas. Você concorda? Como isso ocorre? Exemplifique.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
a) O autor descreve a Revolução Francesa como uma conquista do povo comum, a qual se fosse esperada pela monarquia (o que não desejavam as camadas populares), não aconteceria.
b) A insatisfação popular perante a crise que a França vivia, contribuiu de forma significativa a Revolução. Toda a luta a qual as pessoas participaram e a exposição de seus pensamentos e ideais sobre tal. Foi a população que tomou as ruas de Paris, ocasionou a Queda da Bastilha, que era símbolo da opressão absolutista.
c) Quando as camadas populares se unem sobre um mesmo ideal, suas conquistas chegam. Essa união é ocorre quando o interesse de todos está sendo discutido, quando todos arcam com as consequências de tal ato.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás