O conceito de estratégia, dependendo do contexto o qual está inserido, pode ser entendida, de modo geral, como um plano ou então como um padrão. Assim, cabe aos profissionais que atuam em empresas conhecerem e entenderem a distinção entre esses dois conceitos para tornar fluida e eficaz a comunicação que perpassa todas as pessoas da organização e que torna possível o desenvolvimento da mesma. Nesse sentido, descreva de que se trata cada um desses diferentes conceitos sobre estratégia.
Respostas
Resposta:
Quando trata mais especificamente sobre estratégia, Mintzberg (2004) menciona que, para a maior parte dos gestores, estratégia é um plano ou uma direção, um guia para ação futura, como um caminho a ser trilhado. Porém essas mesmas pessoas, ao descreverem a estratégia que adotaram nos últimos anos, teriam dificuldades para isso, pois o que aconteceu no passado deixa de ser uma estratégia, segundo a própria definição de guia ou caminho a ser trilhado no futuro (MINTZBERG, 2004).
Então, outra definição possível para o termo é que estratégia é também um padrão, entendida como um comportamento consistente ao longo do tempo, como quando uma empresa decide trabalhar com produtos destinados a classes mais abastadas, consolidando uma estratégia de segmentação superior. Dessa forma, teríamos como igualmente válidas duas conceituações para estratégia, aquela que informa se tratar de um plano e outra que diz se tratar de um padrão. Poderíamos classificar a que a trata como um plano, como Mintzberg (2004) sugere, de estratégia pretendida, enquanto a que a coloca como um padrão seria corretamente chamada de estratégia realizada. O ponto crucial a ser tratado aqui é se as empresas têm como estratégia realizada sempre aquilo que um dia foi uma estratégia pretendida.
Explicação:
Página 23 do livro