resumo sobre consumo de alcool, (consequencias, na familia na saude, acidentes causados pelo alcool, e pessoas que superaram o alcolismo, como conseguiram vencer e etc)contendo introdução desenvolvimento e conclusao
Respostas
Resposta:
Explicação: O Alcool assim como qualquer outra droga é um vicio que muitas pessoas são sujeitas a isso. Muitas são os motivo pro Alcoolismo ser uma "valvula de escape" de alguns mas infelizmente NÃO é uma solução.
O alcool pode trazer muitos traumas, tanto em quem consome quanto aos familiares ao redor. O Álcool transforma as pessoas agressivas e isso prejudica as familias que a maioria das vezes sao vitimas de Violencia doméstica em casa. O uso descontrolado pode causar isso, alem de que é a causa de muitas mortes: de cirrose, acidentes causado por pessoas alcoolizadadas e etc.
Existe uma Ong que ajuda pessoas que são viciadas que se chama AA(alcoólicos anonimos) que se dedica pra conseguir "resgatar essas pessoas" através de palestras e incentivos.
Muitas pessoas felizmente que antes eram viciadas conseguiram vencer graças ao seu esforço ou apoio de seus familiares.
Com isso podemos perceber, o quanto o Álcool pode ser Prejudicial pras pessoal e seu ambiente, mas, que pode ser tratado com os devidos Tratamentos e acompanhamentos.
Uso do Alcool
O consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica pode trazer danos imediatos à saúde ou a médio e longo prazo. Isso sem contar com os riscos de acidentes de trânsito causados pela combinação de álcool e volante. Mas, afinal, que riscos são esses e como evitá-los?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe volume seguro de álcool a ser consumido, porque ele é tóxico para o organismo humano e pode provocar doenças mentais, diversos cânceres, problemas hepático, como a cirrose, alterações cardiovasculares, com riso de infarto e acidente vascular cerebral e a diminuição de imunidade. Além de ser responsável por episódios de violência física contra si ou contra outras pessoas.
Uso recreativo, abusivo e compulsivo
A psiquiatra explica que o álcool está relacionado às culturas. Existem aquelas, como a mulçumana, onde é proibido o uso do álcool. “Já o brasileiro bebe e bebe muito. Somos o país da América Latina que mais ingere álcool. Existe o uso recreativo em eventos sociais; o uso abusivo, com a quantidade acima do limite permito do ponto de vista físico e psicossocial; e existe a dependência, com compulsão para o uso, sintomas de abstinência, prejuízo funcional, laboral e familiar. É uma doença reconhecida pelo Código Internacional de Doenças. E é dividida em leve, moderada e grave”, alerta.
Mortes causados pelo álcool
De acordo com a OMS, em todo o mundo, mais de 3 milhões de homens e mulheres morrem todo os anos justamente pelo uso nocivo de bebidas alcoólicas. Ao todo, 5% das doenças mundiais são causadas pelo álcool.
Ainda conforme relatório da OMS, divulgado em 2018, 28% das mortes provocadas pelo consumo de álcool são resultado de lesões, como por exemplo, acidentes de trânsito. Outras 21% são distúrbios digestivos graves, 19% são doenças cardiovasculares e o restante doenças infecciosas, câncer e transtornos mentais.
Casos graves
Apesar de causar males à saúde de qualquer pessoa, em qualquer idade, o álcool pode provocar patologias ainda mais graves em alguns casos. As gestantes são um exemplo. Bebidas alcoólicas consumidas durante a gestação aumentam o risco de aborto ou de parto prematuro. Além disso, elas podem causar ao bebê má formação e retardo mental, alterações no rosto e diminuição do tamanho do crânio, retardo no desenvolvimento e no crescimento, problemas cardíacos e síndrome do alcoolismo fetal raves.