• Matéria: Português
  • Autor: zredbullz
  • Perguntado 6 anos atrás

A figura feminina, nas cantigas de amor trovadorescas, é apresentada como a perfeição, é elogiada e exaltada. O trovador exprime uma angústia sem tamanho ao se deparar com sua amada inalcançável. O apelo do homem apaixonado de nada adianta, pois geralmente a mulher amada se encontra em um patamar superior dentro da sociedade. Nas cantigas, a figura feminina nunca se pronuncia é mantida com distância do sujeito.
Essa cantiga de Afonso Fernandes mostra algumas características de
incorrespondência amorosa.
“Senhora minha, desde que vos vi,
Lutei para ocultar esta paixão
Que me tomou inteiro o coração;
Mas não o posso mais e decidi
Que saibam todos o meu grande amor,
A tristeza que tenho, a imensa dor
Que sofro desde o dia em que vos vi.” 

1- Com o passar dos séculos, o perfil da mulher, no âmbito dos relacionamentos
amorosos, tem sofrido grandes mudanças. Analise e faça um paralelo (comparativo)
dessas mudanças. A forma como eram tratadas na idade média (mostrada nas Cantigas de Amor) com os dias atuais. Se limite a fazer esse paralelo apenas no âmbito dos relacionamentos amorosos.

Respostas

respondido por: adevaldogdsantos
0

Resposta:

É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.

Acompanhados de instrumentos musicais e de dança, os trovadores viajavam entoando suas cantigas. Foi um dos gêneros literários mais populares da Idade Média, ao lado das novelas de cavalaria, expressão da prosa no período.

Perguntas similares