Respostas
Resposta:
Olá,
O Empirismo é uma das correntes filosóficas a respeito da teoria do conhecimento. A base do Empirismo é acreditar que o conhecimento pode vir através da sensibilidade, ou seja, das experiências que um indivíduo tem com o mundo.
O maior defensor e filósofo que representou essa corrente filosófica é o britânico John Locke. Locke não acredita que existem ideias inatas em nossa mente, e sim que as ideias são formadas em nossa mente com base em nossas experiências.
Mas essas experiências não são as famosas experiências de vida como imaginamos, e sim os nossos sentidos e capacidades de perceber o mundo, tal como visão, audição, tato, olfato e paladar.
Com o passar dos anos o empirismo sofreu adaptações, Berkeley por exemplo acredita que o mundo é mais do que os nossos sentidos nos permitem ver, tocar, sentir, etc.
O empirismo é importante porque nos mostra que grande parte do nosso conhecimento também é proveniente das nossas capacidades sensoriais. Seria possível aprender sem o conhecimento empírico? Alguém precisa ter visto, tocado ou sentido o mar para saber o que ele é. E mesmo se alguém contasse pra você o que é o mar, essa pessoa precisaria ter tido alguma experiência com ele.
Espero ter ajudado!