• Matéria: Português
  • Autor: sarahchristyan101497
  • Perguntado 6 anos atrás

Ao braço do mesmo menino
Jesus quando apareceu

O todo sem a parte não é todo,
A parte sem o todo não é parte,
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga, que é parte, sendo todo.

Em todo o Sacramento está Deus todo,
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte,
Em qualquer parte sempre fica o todo.

O braço de Jesus não seja parte,
Pois que feito Jesus em partes todo,
Assiste cada parte em sua parte.

Não se sabendo parte deste todo,
Um braço, que lhe acharam, sendo parte,
Nos disse as partes todas deste todo.

Gregório de Matos

Acerca da intepretação do texto, assinalea a alternativa incorreta.

O autor compara o braço do menino Jesus com o Santíssimo Sacramento, que é a hóstia, corpo de Cristo.

O autor mostra-se feliz por terem encontrado o braço do menino Jesus, pois era como tê-lo encontrado todo.

O autor faz críticas ao afirmar que, tendo achado parte da imagem, as pessoas imaginam ter achado o todo.

O autor utiliza-se do conceptismo ao ensinar o princípio que Deus está todo nas partes que lhe compõem.

O autor afirma que parte de Cristo é Cristo todo, pois Cristo está todo em qualquer parte dele mesmo.

Respostas

respondido por: pedrohenrriqueghosta
12

Resposta:

O autor faz críticas ao afirmar que, tendo achado parte da imagem, as pessoas imaginam ter achado o todo.

Explicação:

respondido por: pieceprofessor
1

Olá, como vai? Estou aqui para ajudar! :)

Resposta: O autor faz críticas ao afirmar que, tendo achado parte da imagem, as pessoas imaginam ter achado o todo.

Explicação: No poema, o eu lírico apresenta a ideia de que, se Deus está em todo lugar, ele também está nas partes, especialmente se as partes forem da própria imagem de Cristo. Não há, no poema, nenhum tom crítico a isso.

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