Respostas
Resposta:
INDÍGENAS
Torokaná: é um instrumento de sinal conhecido em diversas tribos serve para a comunicação.
Catacá: um instrumento de atrito que consiste de dois pedaços de tábua.
Bastões de ritmo: um canudo de bambu ou madeira oca de dimensões variadas,
Chocalhos: são instrumentos bastante comuns entre as diversas tribos,
Katukinaru: um tambor, chamado de tambor d'água,
Zumbidores: zoam quando agitados no ar, serve de brinquedo infantil.
AFRICANOS
Afoxé– instrumento percussivo composto de uma cabaça cobertacom uma rede de contas ao redor de seu corpo. O som é produzido quando se giram as contas em um sentido, e a extremidade do instrumento (o cabo) no sentido oposto.
Agogô – instrumento percussivo composto de duas a quatro campânulas de tamanhos diferentes, ligadas entre si pelos vértices. Para se tirar som desse instrumento usa-se uma baqueta de madeira.
Balafon – precursor do xilofone, possui um reduzido número de teclas colocadas sobre meias cabaças que servem como ressonadores. Isto exige uma amarração especial onde se utilizam couro, bambus e cordas.
Caxixi – instrumento de percussão que consiste em um pequeno cesto de palha contendo sementes que se entrechocam quando sacudido. É usado, no Brasil, em conjugação com o berimbau.
Chocalho de pé – instrumento percussivo feito de pequenas peças (cascas secas de frutas, unhas de cabra, búzios) presas a um fio ou tecido, que produzem um som achocalhado ao baterem entre si, conforme o movimento das pernas de quem o usa.