O que foi o pacto de varsóvia e como ele atuou na tensão entre os blocos socialistas e capitalistas?
Respostas
Resposta:
O Pacto de Varsóvia foi uma aliança militar criada em 1955 e que representou a intensificação da liderança soviética sobre os países socialistas do leste europeu, como Alemanha Oriental, Romênia, Hungria, Bulgária, Polônia e Tchecoslováquia (a Iugoslávia e, posteriormente, a Albânia não aceitaram as diretrizes desse pacto). Essa aliança militar construída pela URSS foi estabelecida como uma contraposição à OTAN, aliança militar que integrava EUA e países capitalistas europeus, ampliando a corrida armamentista e as disputas por áreas de influência que marcaram as relações internacionais bipolarizadas típicas da Guerra Fria. Através do Pacto de Varsóvia, a União Soviética buscava a manutenção de seu controle político sobre o bloco socialista europeu, realizando até mesmo intervenções militares para evitar a propagação de movimentos dissidentes no âmbito da denominada “Cortina de Ferro”, como visto no envio de tropas à Hungria (1956) e à Tchecoslováquia (Primavera de Praga de 1968).
Explicação:
O Pacto de Varsóvia, chamado também de Tratado de Varsóvia, foi a formação de uma aliança que aconteceu no ano de 1955, em 14 de maio. Essa aliança foi feita pela União Soviética e pelos países socialistas do Leste Europeu. Os países dessa aliança ficaram conhecidos por bloco do leste.
Os blocos capitalista e socialista eram ferrenhos opositores, os dois tentavam cooptar o máximo de países em suas ideologias respectivas.
O Pacto de Varsóvia foi uma resposta à criação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) por parte dos países capitalistas, mas serviu para que as revoltas internas fossem reprimidas.
Espero ter ajudado!