A observação se faz ação fundamental para a pesquisa e é importante na fase de coleta de dados de natureza qualitativa, tanto que se constitui em técnica de investigação por si. No entanto, a despeito da interpretação de que observação remete ao simples olhar para um objeto, a observação participante carece de realização adequada e sistemática.
GIMENES, Éder Rodrigo. Métodos de pesquisa aplicados à gestão pública. Maringá/PR: UniCesumar, 2019.
Com relação à técnica da observação participante, analise as afirmações a seguir:
I. Trata-se de mecanismo de fácil realização, cuja efetividade depende de tempo para acompanhamento de determinado objeto de pesquisa.
II. A realização efetiva de uma pesquisa por meio de observação participante implica na inserção do pesquisador na rotina que está investigando.
III. Um passo importante é romper o estranhamento daqueles são observados, de modo que hajam com maior naturalidade diante do pesquisador.
IV. No campo da gestão pública, a observação participante pode ser realizada, por exemplo, para analisar o atendimento em unidades básicas de saúde.
É correto somente o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1: II e III.
Alternativa 2: I, II e III.
Alternativa 3: I, III e IV.
Alternativa 4: II, III e IV.
Alternativa 5: I, II e IV.
Respostas
respondido por:
15
Resposta:
Alternativa 4- II,III e IV.
Explicação: Observação Participante: estudo de rotinas sociais, da trivialidade e obviedade contidas em um objeto, o que demanda acompanhamento constante e sistemático das atividades de indivíduos ou instituições por um período de tempo, a fim de compreender sua rotina interna.
O pesquisador precisa deixar de ser "estranho", passando a ser parte do grupo ou do ambiente que pretende investigar.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás