1)-ha materiais cênicos nas apresentações? de matriz indígena,
uais adereços ou objetos vocêe observou?
2)-A dança foi realizada por profissionais?O grupoe nacional ou internacional?
3)-Como são os movimentos da dança?Eles são de torção,de dobrar ou de esticar
4)-De que forma os corpos se movimentam? Usam todo o corpo ou somente algumas partes? Quais?os movimentos são duros ou flexiveis?
5)-O ritmo das ações corporais apresentadas e lento,rapido ou longo?
6)-As formas dos movimentos são mais diretas ou mais sinuosas no espaço?
7)-Onde foi realizada a apresentação? como era o espaço da atuação?
8)-Você percebe fluencia de movimento corporal livre ou controlado?
Obs: Sobre a Matriz Indígena
Respostas
1)
O folclore do Brasil engloba um grande número danças que são de origem indígena, tais como o cateretê, caiapós e o jacundá, e que diferem entre si conforme o grupo ao qual pertencem.
Nas danças, os povos originários costumam usar símbolos, amuletos, adereços, instrumentos musicais, pinturas no corpo e rosto, entre outros.
Em geral, as danças indígenas têm objetivos diferentes, que estão relacionados com homenagens à pessoas mortas, expulsão de doenças, agradecimento pela colheita ou pesca, e marcar acontecimento.
2)
As danças indígenas são realizadas por diferentes membros do grupo a depender do estilo da própria dança.
Por exemplo, na dança Kuarup, típica dos povos do alto Xingu, todos os membros da tribo dançam para fazer uma homenagem aos entres do grupo que já morreram.
Já na dança Caiapós existem apenas duas figuras centrais: o curumim e o cacique. Os demais dançarinos ficam em torno dele, e representam a perseguição de um indígena por um português.
3)
Os movimentos realizados durante as danças de matriz indígena ou africana são comumente curtos e rápidos.
A maioria dos movimentos consiste na dobra leve das pernas e no ângulo do braço com o ombro, e normalmente a dança é feita enquanto se caminha, sendo as pisadas fortes e ritmadas em relação ao canto que estão entoando no momento.
O movimentos e o andar normalmente desaguam na construção de filas ou de um círculo, onde, em muitos tipos de dança, todos cantam juntos e repetem os movimentos curtos e ritmados.
4)
Como são geralmente demarcadas por movimentos curtos e ritmados, as danças de matriz indígena e africana possuem a cadência bem demarcada, muitas vezes com passadas acompanhadas do canto dos membros que estão participando.
O dobra é diferente do movimento de torcer, pois não rotaciona os membros de forma muito flexível. Não é preciso muito relaxamento, pois a dança é feita com força e ritmo.
O contrário ocorre nas danças de torça, onde quanto mais relaxados estiverem os membros, mais flexível e bonito será o movimento.
5)
O ritmo das ações corporais, isto é, a cadência dos movimentos que são executados nas danças de matriz indígena e africana é sempre forte e rápido.
O compasso é bem demarcado, seja pelas passadas ou por movimentos de dobrar e esticar, feitos com outros membros, como o braço ou a cabeça.
Esses movimentos acompanham o ritmo da música, que também é cantada pelos membros do grupo. Normalmente formam uma fila ou roda para apresentar os movimentos, a depender da dança que se vai executar.
Os participantes também podem variar, pois algumas danças são apenas para os homens.
6)
Embora cada dança de matriz indígena ou africana tenha suas próprias particularidades, em geral, elas são bem demarcadas, ritmadas de forma rápida e fortes, e as formas dos movimentos costumam ser mais diretas.
Não existem movimentos sinuosos, ou que exijam flexibilidade, pois as formas não são sinuosas no espaço. Um exemplo de dança sinuosa seria a chamada ''Dança do Ventre'', bastante diferente das danças indígenas.
Basicamente, os movimentos são executados para acompanhar a cadência do canto e do chacoalhar dos instrumentos musicais que acompanham a dança.
7)
As danças indígenas e africanas são conhecidas por serem representativas. Isto é, normalmente são usadas para fins curativos, para homenagens, ou com objetivo de demarcar acontecimentos para o grupo.
Por isso, essas danças costumam ser realizadas num espaço comum, e podem ser dançadas por um único individuo ou em grupo, e quase nunca é executada em pares.
Existem ocasiões em que as mulheres não participam das danças, ficando de fora para que apenas os pajés ou grupos de homens. Essas são consideradas danças sagradas.
8)
Como os movimentos são curtos, rápidos e fortes, além de possuírem uma cadência extremamente marcada, eles parecem ser controlados.
Não existe trabalho de flexibilidade e torção para alcançar as três dimensões do corpo humano, então os membros quase nunca são rotacionados. Nesse tipo de dança, é comum que os membros sejam bem esticados.
O trabalho que ocorre nas pernas, braços, cabeça e troco são mais voltados para o movimento de esticar e dobrar, que geralmente ocorre de forma bem demarcada e pouco expansiva.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/39180371
https://brainly.com.br/tarefa/27811396
https://brainly.com.br/tarefa/25900665
https://brainly.com.br/tarefa/22521034
https://brainly.com.br/tarefa/14615241
https://brainly.com.br/tarefa/20532785
https://brainly.com.br/tarefa/15684804
https://brainly.com.br/tarefa/18108735
Aprenda mais em: