1 - Leia e responda os questionário;
2 - posicione os transferidos no ponto de apoio das rampas
3 - Pegue um objeto e coloque-o na rampa, oao poucos levante a rampa medindo ângulo e o que objeto começa a deslizar. E repita o processo nas outras rampas
--------------------------------------------------------------------
1 - qual rampa precisou de maior inclinação para o deslizamento começar? por quê?
2 - Quais os fatores que influenciam no atrito?
3 - Qual a relação do ângulo com atrito e a força peso
4 - sabendo dessas informações alguma rampa de acesso para cadeirantes é/ou idoso
Gentee a 4 nn estou conseguindo ver o resto pq eu estou fazendo pelo aplicativo, cê vcs nn intenderem deixa sem fazer. Obg qm me ajudar ♡
O texto e "A RAMPA" cê quiser q eu faça o texto e so falar
Para hjjj
Respostas
Resposta:
A rampa que necessita de maior inclinação para o material começar a descer é a que apresenta o maior coeficiente de atrito. Aqui pode ocorrer um fator situacional, devido ao atrito depender do contato entre as superfícies dos materiais, visto que existem diversos tipos de lixas e espumas, o que pode nos levar a duas respostas possíveis:
Caso a lixa seja muito lisa e a espuma muito rugosa, a espuma vai apresentar o maior atrito.
Caso a lixa seja muito grossa e a espuma pouco rugosa, a lixa vai apresentar o maior atrito.
O atrito depende da área em contato e dos tipos das superfícies em contato, mais especificamente da rugosidade de cada superfície. Desta forma, atrito só faz sentido quando relacionado a outro material.
Quanto maior o ângulo do plano inclinado maior se torna a força peso que puxa o material para baixo, quanto menor for o atrito entre a rampa e o material menor será o ângulo necessário para fazer o objeto se mover. Um fato curioso é que o coeficiente de atrito não depende da massa do material.
Uma rampa áspera será melhor, assim um cadeirante não teria a roda “deslizando” no lugar e nem um idoso correria o risco de escorregar. Isto se agravaria ainda mais em uma situação de descida, visto que a rampa sem atrito ofereceria sérios riscos aos idosos e deficientes.
Explicação passo-a-passo: