Um jovem de 25 anos está caminhando por sua cidade quando se depara com um assaltante que lhe aponta uma arma de fogo. Em questão de segundos o jovem sente uma série de reações físicas em seu corpo, em função do forte estresse do momento. Após o assalto, o jovem percebe que o seu corpo começa a voltar para parâmetros como do repouso.
Pensando na situação exposta, responda as questões a seguir:
1- Explique qual sistema nervoso foi ativado, indicando o principal neurotransmissor liberado.
2 – Descreva cada uma das reações causadas no organismo, em uma situação de forte estresse, em função do neurotransmissor liberado.
3- Ao final do episódio de estresse, o organismo do jovem voltará a uma situação de repouso. Explique qual sistema nervoso é ativado nesta fase, de volta aos parâmetros de repouso, e qual o principal neurotransmissor liberado.
4 – Descreva cada uma das reações causadas no organismo, enquanto ele volta para aos parâmetros de repouso após o estresse, em função do neurotransmissor liberado nesta retomada da homeostase.
Respostas
O sistema responsável por essas reações sentidas pelo jovem é o sistema nervoso simpático, na qual o principal neurotransmissor envolvido é a adrenalina.
Ele terá repercussões em seu corpo como dilatação da pupila, maior fluxo sanguíneo destinado às pernas, contração dos esfincteres vesical e anal, aumento da frequência cardíaca, aumento da frequência respiratória, dentre outras ações voltadas praticamente à um momento de fuga.
Ao ir normalizando seus sentidos, o principal sistema envolvido é o sistema nervoso parassímpático, com a acetilcolina sendo o principal neurotransmissor.
As ações promovidas pelo sistema parassimpático são contrárias às do simpático, como contração da pupila, diminuição da frequência cardíaca e respiratória, relaxamento dos esfincteres, dentre outras.