As discussões e estudos a respeito da formação inicial dos profissionais do magistério para a educação básica sempre foi objeto de debates ao longo da história da Educação. Com a construção das novas Diretrizes Curriculares Nacionais foi visto da necessidade de considerar as diferentes concepções, estudos e pesquisas para organizar a formação inicial e continuada desses profissionais, de maneira mais clara e objetiva. Desse modo, o art. 10, da Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, que trata da formação inicial do magistério da educação básica em nível superior, estabelece que a formação inicial destina-se àqueles que:
LOPES, M.C. R; CARVALHO, T.C. de. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
I. Pretendem exercer o magistério da Educação Básica.
II. Exercer o magistério nas etapas e modalidades da Educação Básica.
III. Exercer o magistério em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos Pedagógicos.
IV. Exercer o magistério em áreas que compreendam a articulação entre estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica.
É correto apenas o que se afirma em:
Respostas
Resposta: A RESPOSTA CORRETA I II III e IV
Explicação: O art. 10, da mesma resolução, estabelece que a formação inicial destina-se aqueles que pretendem exercer o magistério da educação básica em suas etapas e modalidades de educação e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, compreendendo a articulação entre estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica. Pag. 176
Resposta: Todas as alternativas estão corretas.
Explicação: Página 176 do livro: O art. 10, da mesma resolução, estabelece que a formação inicial destina-se àqueles que pretendem exercer o magistério da educação básica em suas etapas e modalidades de educação e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, compreendendo a articulação entre estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica, aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino (BRASIL, 2015, on-line)