Conceitue: macrocefalia urbana; rede urbana; conurbação; metrópole; êxodo rural; área metropolitana; hierarquia urbana; favelização.
QUEMM PODE AJUDAAAR? POR FAVOR
Respostas
Macrocefalia urbana é um fenômeno que consiste na existência de uma rede de centros urbanos muito desequilibrada em quantidade de população, em países, estados ou regiões. Ou seja, uma rede onde há grandes cidades e faltam cidades de média dimensão.
Rede urbana é o conjunto de cidades ou centros urbanos que estão articulados territorialmente e que estabelecem diferentes relações entre si. As redes urbanas são formadas por cidades de diferentes tamanhos e níveis de desenvolvimento e estão interligadas devido ao fluxo de pessoas, bens e serviços.
Conurbação é uma extensa área urbana formada por cidades e vilarejos que foram surgindo e se desenvolvendo um ao lado do outro, formando um conjunto.
Metrópole: capital ou cidade principal de país, estado ou província.
Êxodo rural: saída da área rural para a urbana em busca de melhores condições de vida.
Área metropolitana consiste em uma área composta por um núcleo urbano densamente povoado e por suas áreas vizinhas menos povoadas. Este aglomerado urbano partilha indústrias, infraestruturas e habitações.
Hierarquia urbana é a escala de subordinação entre as cidades, geralmente da seguinte forma: as pequenas cidades que existem aos milhares, que se subordinam as cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades, estas, as cidades médias, que se subordinam às cidades grandes.
Favelização no Brasil é um processo muito comum que ocorre, tal qual nos países em desenvolvimento, devido ao acelerado crescimento (desordenado) associado aos problemas de planejamento e má gestão dos espaços urbanos, o que resulta na segregação urbana enquanto um reflexo da exclusão social, causadora de problemas como clandestinidade, marginalidade, violência e insalubridade.