O uso de testes psicológicos, que se desenvolveram especialmente a partir do início do século XX, foi estabelecendo medidas de QI – Quociente Intelectual – indicando quocientes de inteligência em que as pessoas são classificadas. Bergamini (2008) afirma que a partir da utilização dos testes fez-se projeções que consideram que a população se distribua em: 50% de pessoas com nível mental normal; 20% abaixo e 20% acima do normal; 5% muito abaixo ou muito acima do normal.
COSTA, Waldeciria. Psicologia Organizacional. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.
Considerando as dimensões da inteligência ou habilidade intelectual, a seguir avalie as situações propostas e assinale V para verdadeiro e F para falso:
I – A aptidão numérica é a habilidade para fazer cálculos aritméticos rápidos e precisos.
II – O raciocínio indutivo é a habilidade para usar a lógica e avaliar as implicações de um argumento.
III – O raciocínio dedutivo é a habilidade para identificar uma sequência lógica em um problema e, em seguida, resolvê-lo.
IV – A compreensão verbal é a habilidade para entender o que é lido ou ouvido e como é a relação entre as palavras.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Respostas
Resposta:
VFFV
Explicação:
DE ACORDO COM A PÁGINA 75 DO LIVRO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
A sequência correta quanto à classificação das afirmações sobre as dimensões da inteligência ou habilidade intelectual é: V, F, F, V.
Justificativa das afirmações incorretas:
II - O raciocínio indutivo analisa diversos casos em busca de se chegar um consenso sobre uma verdade única. A indução advém de dados particulares, ou seja, é necessário, por esse método, observar para se fazer ciência.
III - O raciocínio dedutivo é aquele que possui uma dedução tida como verdadeira ou válida a partir de dados ou premissas diferentes. Ou seja, o método de dedução só diz respeito aos fatos considerados como verdadeiros, não dando espaço para hipóteses falsas ou equivocadas.
Veja mais sobre os diferentes raciocínios em:
https://brainly.com.br/tarefa/7068633