na decada de 1980, o poder do regime soviético começou a diminuir, em um forte indicativo de que sua dissolução poderia acontecer. explique as principais causas da dissolução do pais, relacionado-as com o governo mikhail Gorbachev.
Respostas
Resposta:
Os acontecimentos de agosto de 1991, contudo, marcaram o colapso, quando um golpe suspendeu as atividades do Partido Comunista. O partido perdeu os poderes no Conselho Supremo da URSS, por decisão dos deputados integrantes do Congresso. A dissolução do congresso da União Soviética foi anunciada em setembro de 1991.
A dissolução da União Soviética pode ser explicada por fatores políticos, militares, culturais e econômicos, perceptíveis a partir da crise na década de 1980.
Para isso, é preciso compreender os problemas políticos e econômicos daquela nação.
União Soviética, economia e política
Um dos fatores colocados para o fim da União Soviética é o fracasso na Guerra do Afeganistão. O confronto exigiu grande esforço econômico e militar ao país, que não obteve o retorno esperado com a perda da guerra.
Além disso, se acreditava que a economia soviética apresentava dificuldades em lidar com o dinamismo e a inovação.
Nesse contexto, Gorbachev pensou em reformas políticas e econômicas, como a perestroika e a glasnost, mas que não tiveram os efeitos esperados, culminando na dissolução da URSS.
Para mais sobre a União Soviética, leia: https://brainly.com.br/tarefa/28036373
#SPJ2