1. Sabendo que José de Anchieta foi um padre missionário no Brasil recém descoberto, quem seria o possível interlocutor (cada um dos indivíduos que participam do processo comunicativo) a quem se refere o poema?
2. O texto acima, além de ter uma função poética, percebida na combinação das palavras e na forma como ele foi composto, apresenta uma finalidade principal, que é:
a) Explicar a doutrina cristã.
b) Expressar os sentimentos.
c) Dar uma informação.
d) Entreter o leitor.
3. Quais elementos presentes no texto fazem dele um texto literário?
Respostas
1) Este poema do Padre José de Anchieta se destina aos índios e tem como intenção catequizá-los e trazêlos para a fè cristã.
2) O objetivo do texto é de explicar a doutrina cristão para os índios (letra a) e traça paralelos entre os hábitos de antropofagia (canibalismo) que os indios realizavam com a eucaristia.
Os indios comiam a carne dos guerreiros inimigos pois acreditavam que ao comer a carne deles, eles teriam a habilidade desejada
Por exemplo, comer as pernas de um inimigo que corre rápido e sem cansar, daria esta mesma habilidade para o índio que comeu a tal perna (segundo a crença dos índios)
A eucaristia é o comer do pão e do vinho sendo que o pão representa o corpo (a carne) de Cristo e o vinho representa o sangue de Cristo.
Portanto o padre fez esta analogia pois ao comer o pão e beber o vinho (na eucaristia) os cristãos buscam se tornar igual a Cristo.
3) os elementos que fazem dele um texto literário são as estrofes, versos e esquemas rimáticos.
(2)
Resposta:
A opção correta é a letra (A)
Explicação:
Como essa é uma obra que tem por objetivo evangelizar os nativos, ela tem também a função didática de explicar a doutrina cristã