Quais os tipos ou pilares da sustentabilidade e quais ações individuais e comunitárias podem ser feitas como exemplos de sustentabilidade?
Respostas
Resposta:
chamado tripé da sustentabilidade é baseado em três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta.
Social: Engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos.
Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.
Econômico: Relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.
Explicação:
ações individuais:
Economia de água;
Evitar o uso de sacolas plásticas;
Reduzir o consumo de carne bovina;
Preferência por consumir produtos biodegradáveis;
Separar o lixo para coleta seletiva;
Reciclagem;
Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas. Adotar transportes coletivos ou caronas.
ação comunitaria:
Na comunidade do Vale Encantado, no estado do Rio de Janeiro, os moradores buscaram investimentos com colaboradores para melhoria do local onde vivem.
Eles implantaram um sistema de esgoto, painéis solares, biodigestores, horta comunitária e oportunidades econômicas relacionadas com o turismo ecológico. Tais condições favoreceram a melhoria da qualidade de vida de todos.
A comunidade ficou reconhecida internacionalmente como um modelo de desenvolvimento sustentável.