1
PróximaAnterior
O texto apresenta um trecho do diário de Getúlio Vargas.
“Vou entregar São Paulo aos que fizeram revolução contra mim. Não pode haver maior demonstração de desprendimento. Será que estou colocando armas nas mãos dos inimigos para que se voltem contra mim? Que farão na Constituinte? O futuro dirá, e muito próximo!”
VARGAS, Getúlio. Getúlio Vargas: diários. São Paulo: Siciliano, 1995. Vol. 1, p. 231.
A revolução citada por Vargas em seu diário, pode ser identificada como
(A)
a Revolução Constitucionalista de 1932.
(B)
o Levante Comunista de 1935.
(C)
a Revolução de 1930.
(D)
o Levante Integralista de 1938.
Respostas
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
Getúlio Vargas, Diários (1930-1936), pp. 231-232.
Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro. Como característica principal centralizava o poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política "café-com-leite" (entre São Paulo e Minas Gerais), a República Velha tinha como base a economia cafeeira e, portanto, mantinha fortes vínculos com grandes proprietários de terras.
De acordo com as políticas do "café-com-leite", existia um revezamento entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas Gerais. Os presidentes de um partido eram influenciados pelo outro partido, assim, dizia-se: nada mais conservador, que um liberal no poder.