O trecho a seguir descreve o ambiente natural de uma serra. Leia-o e responda aos itens a e b. Por toda a parte a água sussurrante, a água fecundante... Espertos regatinhos fugiam, rindo com os seixos, de entre as patas da égua; grossos ribeiros açodados saltavam com fragor de pedra em pedra; fios direitos e luzidios como cordas de prata vibravam e faiscavam das alturas aos barrancos; e muita fonte, posta à beira de veredas, jorrava por uma bica, beneficamente, à espera dos homens e dos gados... [...] QUEIROZ, Eça de. A cidade e a serras. São Paulo. a) Que figura de linguagem é bem evidente nesse trecho? Explique. b) Comente o efeito expressivo que o autor obtém ao empregar esse recurso estilístico para descrever o ambiente da serra.
Respostas
respondido por:
216
Resposta:
prosopopeia
Explicação: a: prosopopeia pelo fato do autor relatar que coisas inanimadas como a agua por exemplo esta a realizar ações humanas que são essas rir, pular, fugir e outras citadas no texto
b: ele obtem um efeito de vida, ela da um efeito de vida a serra, cita suas maravilhas de forma que traz vida a o ambiente dela.
anamasui807:
Muito Obrigado!
respondido por:
30
Oie! Tudo suave?
Cá estão as respostas:
a) Prosopopeia/Personificação, Pois o autor descreve que coisas inanimadas (como a água, por exemplo) estão a realizar atos humanos (como rir, pular, fugir e entre outros citados no texto).
b) Ele obtém um efeito de Vida.
Bons estudos ^^
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás