• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cintialiss
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o caso a seguir: Nadia é uma aluna do 4º ano do Ensino Fundamental e sua família é de origem indígena. Na cidade em que ela mora não há uma escola que ofereça a modalidade de ensino de educação indígena, sendo assim, ela está matriculada em uma escola municipal da rede regular, mas se sente deslocada, visto que o ensino ofertado não tem relação com sua cultura, apresentando conteúdos sem muito significados para ela. Isso implica em sua aprendizagem, podendo causar algumas dificuldades de compreender aspectos que não fazem parte de suas vivências. Elaborado pela professora (2020). Considerando o exposto e aliando aos argumentos científicos explicitados no livro de nossa disciplina, bem como em documentos e legislações educacionais, sobre o ensino pelas modalidades de educação, elabore um texto de 10 a 15 linhas explicando como a professora e a escola devem agir para que as aulas tenham significado para Nadia.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
15

A aluna Nádia representa um caso de educação com base na inclusão social, visto que apresenta fortemente a cultura indígena, que muitas vezes, não apresenta-se como um tipo de ensino aos estudantes dentro dos currículos.

Diante disso, é fundamental que os educadores realizem adaptações curriculares, inserindo a cultura indígena, de forma a transformar em um ambiente mais confortável à aluna, assim como o acompanhamento individual.

Perguntas similares