Para entender a psicologia devemos adotar uma perspectiva histórica, ou seja, a partir do ponto de vista que apreende a ciência psicológica como uma prática social e que entende serem os seus fundamentos, históricos e filosóficos, intimamente ligados à própria forma de o homem viver e se expressar na sociedade. Partindo dessa perspectiva, entendemos que a psicologia vai sendo construída à medida mesmo que os homens vão construindo a si e a seu mundo. A preocupação do homem com as chamadas atividades subjetivas é tão antiga quanto às primeiras formas do pensamento racional, ou seja, quando o homem pensa acerca do mundo, dos outros homens e de si mesmo, elabora ideias psicológicas, ideias que se referem a processos individuais e subjetivos, como, por exemplo, as percepções e as emoções.
CAMBAÚVA, Lenita Gama; SILVA, Lucia Cecilia; FERREIRA, Walterlice. Reflexões sobre o estudo da história da Psicologia. Estudo de Psicologia, Maringá, v. 3, n. 2, p. 207-227.
Considerando a história da Psicologia e suas principais abordagens, analise as alternativas a seguir e assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Ela surge enquanto ciência na época em que Freud, em 1879, começa a postular sobre a Psicanálise na Alemanha.
Alternativa 2:
A psicologia não pode ser considerada como ciência porque não tem rigor científico e se baseia apenas no senso comum.
Alternativa 3:
A psicologia pode ser definida como o estudo de comportamentos observáveis (suas ações) e processos mentais (pensamentos, emoções, etc.).
Alternativa 4:
São abordagens da psicanálise a psicologia da saúde, do esporte e a clínica. E do behaviorismo a psicologia organizacional, a social e a forense.
Alternativa 5:
Os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles não discutiam as questões interiores do ser humano, por isso a psicologia demora a ser estudada e considerada.
Respostas
Resposta
a alternativa correta é a letra C
Explicação:
A alternativa correta em relação a psicologia é:
3) A psicologia pode ser definida como o estudo de comportamentos observáveis (suas ações) e processos mentais (pensamentos, emoções, etc.).
A psicologia é a ciência que estuda os comportamentos e processos mentais, ela não se aprofunda na anatomia ou fisiologia do sistema nervoso central, apesar de levar em consideração em alguns casos.
O comportamento é a base do behaviorismo, é uma forma de entender o comportamento natural e comum do ser humano.
Entender os processos mentais é importante se saber como as e porque as emoções e os pensamentos surgem, quais são as suas finalidades e utilidades e o que eles podem revelar sobre o individuo que está procurando ajuda com o psicólogo, por isso que o psicólogo precisa agir como um investigador em suas consultas.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/25298568