Uma característica da Globalização é a presença intensiva da tecnologia. Esta talvez seja o diferencial quando falamos de relações políticas e econômicas entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. No geral, quem detém o poder tecnológico, militar e industrial são os países desenvolvidos, que ficam sempre à frente de outros países menos tecnológicos. Nesse contexto, é importante ressaltar também a problemática do lixo eletrônico gerado por esses países, a qual necessita de uma gestão consciente e adequada dentro dos padrões de sustentabilidade ideal. Sabendo disso, analise o gráfico abaixo, que demonstra a produção total de lixo eletrônico por país e o “kg per capita”, ou seja, quanto, em média, cada cidadão produz de lixo eletrônico naquele país.
Fonte: FERNANDES, Maíra. Jornada.geo. São Paulo: Saraiva. Ed. Plural. 2014.
Com base na interpretação e avaliação do gráfico acima, assinale a única alternativa correta.
Alternativa 1:
Rússia é o país com maior produção de lixo eletrônico do mundo, sendo o único representante da Ásia nesse gráfico.
Alternativa 2:
EUA e China estão à frente na produção de lixo eletrônico, principalmente por serem grandes potências econômicas e tecnológicas.
Alternativa 3:
Austrália e Brasil apresentam altos índices de produção de lixo eletrônico, se comparados com os demais países contemplados no gráfico, apesar de serem os únicos países subdesenvolvidos presentes.
Alternativa 4:
Japão e França possuem as maiores produções de lixo eletrônico, bem como de lixo por pessoa, demonstrados pelos valores expressos no gráfico, indicando que são países desenvolvidos e grandes potências.
Alternativa 5:
África do Sul é o país menos desenvolvido da África, porém, aparece no gráfico como o segundo maior produtor de lixo eletrônico do mundo, devido à alta exploração tecnológica que o país exerce sobre países da Europa, como França e Alemanha.
Anexos:
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
2
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 2:
EUA e China estão à frente na produção de lixo eletrônico, principalmente por serem grandes potências econômicas e tecnológicas.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás