trabalho passou a ser exaltado e visto não apenas como uma forma concreta para se obter o êxito material, mas também como a maneira inequívoca de se agradar a Deus e confirmar ou atingir a salvação. Tal mudança ocorreu no século XVI e pode ser associada ao pensamento religioso *
1 ponto
luterano.
católico.
calvinista.
anglicano.
Respostas
Resposta: Calvinismo
Explicação: A doutrina calvinista é tradicionalmente associada ao capitalismo emergente no século XVI, pois valorizava alguns aspectos importantes do comportamento capitalista: a acumulação de riqueza por meio do trabalho e da poupança, sendo então, uma crença que valoriza o trabalho.
Resposta:
Calvinista
Explicação:
Com a sociedade moderna, a concepção de trabalho passou por uma série de reformulações. Na Antiguidade, o trabalho carregava um sentido excepcionalmente negativo, estando ligado a uma dimensão de miséria humana e escravidão, enquanto, na Idade Média, esteve associado ao ato penitencial. Já na Idade Moderna, a concepção de trabalho mudou, concretizando-se como categoria capaz de demarcar a condição de realização da vida material e como expressão de liberdade. Essa dimensão está presente no corpo do ideário calvinista e, de certa forma, é estruturante no processo de afirmação da sociedade capitalista.