O Primeiro Triunvirato composto pelos ditadores Júlio César, Pompeu e Crasso caracterizou um período na Roma Antiga. Comente sobre esse momento, sobre o conflito pelo poder e seus respectivos impactos no período em questão
Respostas
Resposta:
O primeiro triunvirato (60 a.C. - 49a.C.) foi composto por Pompeu, Crasso e Júlio César. Pompeu comandava os regimentos militares da Espanha, e Crasso, as forças militares do Oriente. Ambos tinham um grande prestígio graças às suas conquistas militares. Júlio César comandava o exército na região da Gália, onde hoje se localiza a França, o norte da Itália e a Bélgica. Além disso, ocupava os cargos de Cônsul e Pontífice Máximo.
A morte de Crasso em uma fracassada ação militar na Mesopotâmia transformou-se em uma nova disputa pelo poder. Preocupado com o poder de Júlio César, os senadores romanos aproximaram-se de Pompeu, que foi proclamado cônsul único. César foi ainda destituído de seu comando sobre as tropas que estavam na Gália.
Essa situação gerou uma guerra civil em Roma. Júlio César deslocou-se para o sul, em direção a Roma, para enfrentar seus inimigos. Ao atravessar o rio Rubicão, na fronteira de sua província com a Itália, ele teria dito a famosa frase: “A sorte está lançada!” Ao se aproximar de Roma, Júlio César fez com que Pompeu fugisse. Com isso, o caminho estava aberto para que o conhecido general romano concentrasse o poder da República Romana e que acabasse o primeiro triunvirato.
Explicação: