• Matéria: Português
  • Autor: Glauciany123
  • Perguntado 7 anos atrás

Texto: João e seu ambicioso sonho
João era uma criança comum, gostava de brincar e de se divertir. Porém João não se disponia desses lazeres. Por ser um garoto muito pobre, abandonará a escola para poder trabalhar e ajudar nas despesas de casa. Morava em um casebre que mal abrigava os pais e mais quatro irmãos.

Tinha apenas 12 anos de idade e já tinha a preocupação de trabalhar para conseguir dinheiro a fim de ajudar a família. Era um menino de fibra forte, pois apesar de todas essas dificuldades, sonhava com um futuro melhor para ele e todos seus familiares.

Tinha boas perspectivas para vencer na vida, mas ninguém o ajudava. Sempre que algo iria melhorar em sua vida, alguém sem sentimentos acabava destruindo os sonhos do pequeno João. Todavia fora discriminado por todos aqueles que tinha uma vida financeira superior a dele.

Embora eu tente fazer de tudo para ajudar crianças assim como João, tenho certeza de que sozinha não conseguirei, pois essa realidade só mudará com o apoio dos governantes e da sociedade.

Obs.: O texto "João e seu ambioso sonho" foi escrito por um candidato a uma das vagas da UFMA, na época em que a entrada à Universidade era por meio de processo seletivo realidade pela própria universidade.

Orientações para a análise do texto "João e seu ambicioso sonho" (5,0)

O texto deve ser analisado em dupla (ou em grupos formados por até 3 alunos).
Cada dupla deve analisar o texto, considerando as impropriedades da escrita, uma vez que a não observância das normas da variação linguística considerada padrão produz efeitos desconcertantes.
O texto deve ser analisado com base em 4 níveis de impropriedades de uso da língua escrita:
Nível da ortografia: acentuação gráfica, sinais de pontuação, uso de letras, acento indicativo de crase
Nível da sintaxe: concordância, regência, colocação
Nível da morfologia: emprego das categorias gramaticais, flexão dos vocábulos
Nível do léxico: emprego de palavras/inadequação vocabular

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
1

O texto em geral cumpre com o seu objetivo que é o de passar uma informações sobre as características de João e sua dificuldade na sociedade.

O menino é mais um da estatística que precisa abandonar a escola para trabalhar e ajudar em casa.

Nível de ortografia: as palavras foram acentuadas corretamente, não há um caso em que houve o emprego incorreto da acentuação.

Nível da sintaxe: Há alguns erros de concordância, que podem ser notados em trechos como:

"Todavia fora discriminado por todos aqueles que tinha uma vida financeira superior a dele".

Há um erro de concordância em "tinha", pois a autora fala sobre "todos", o correto seria "tinham" para concordar com a terceira pessoa do plural (eles).

Nível da morfologia: Em geral houve o uso correto dos substantivos (João, escola).

Nível do léxico: Houve o emprego errado da palavra "disponia".

Abraços!

Perguntas similares