As cantigas de amor eram de autoria:
a) Masculina.
b) Feminina.
2. Para que a dama não fosse revelada, usava-se a expressão:
a) Mia senhor.
b) Mia amada.
Respostas
Resposta:
1) A
2) A
fiz e deu correta
QUESTÃO 1
As cantigas de amor eram de autoria masculina.
As cantigas de amor apresentavam o eu lírico masculino. Além disso, tanto as cantigas de amor quanto as de amigo eram de autoria masculina. Por esse motivo, o item A está correto.
Quando falamos em Trovadorismo, nos referimos ao movimento literário da época medieval que consistia na produção de cantigas. Eram canções, cantadas em coro; portanto, recebiam o nome de cantigas.
No Trovadorismo, existiam dois tipos de canção: as cantigas líricas e as cantigas satíricas.
As cantigas líricas eram focadas nos sentimentos e eram subdivididas em duas: cantigas de amor e cantigas de amigo.
Já as cantigas satíricas criticavam ou ridicularizavam por meio de ironia e sarcasmo e eram subdivididas em duas: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
QUESTÃO 2
Para que a dama não fosse revelada, usava-se a expressão "a) Mia senhor."
Como mencionado na questão anterior, as cantigas líricas tinham foco nos sentimentos e eram subdivididas em duas: cantigas de amor e cantigas de amigo.
No contexto das cantigas de amigo, surge o "amor cortês". Havia um distanciamento e a ideia de um amor impossível. Para que o nome da dama não fosse revelado, era comum o uso da expressão "mia amada".
Esta omissão era importante, pois os trovadores sofriam por amor, já que amavam as mulheres da corte e elas, geralmente, eram casadas com nobres. Assim, o amor era inalcançável.
LINK PARA MAIS INFORMAÇÕES: https://brainly.com.br/tarefa/26801659
ESPERO TER AJUDADO!
BONS ESTUDOS!