Observe a charge, de autoria do cartunista Chico Caruso, e assinale a alternativa que melhor indica a referência histórica sugerida. *
a) Apresenta a sequência de presidentes brasileiros que governaram o país de 1922 até 1945.
b) Os desenhos fazem referência aos ditadores de diferentes países da América Latina durante as décadas de 1940 e 1950.
c) Todos os personagens representam Getúlio Vargas, em diferentes momentos de sua trajetória política no Brasil.
d) As caricaturas sugerem os governadores paulistas que estiveram no cargo de Presidente da República durante a política do café-com-leite.
Na história da República, a expressão "Estado Novo" identifica: *
a) O período de 1930 a 1945, em que Vargas governou o país de forma ditatorial, só com o apoio dos militares.
b) O período de 1950 a 1954, em que Getúlio Vargas governou com poderes ditatoriais, sem garantia dos direitos constitucionais.
c) O período de 1937 a 1945, em que Vargas fechou o Poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de decretos-leis.
d) O período de 1945 a 1964, conhecido como o da redemocratização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes da República e das liberdades civis.
Em 1939, Vargas criou um Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que estava encarregado de realizar a censura às ideias contrárias ao regime e difundir a propaganda política do governo. O DIP lançou mãos de vários meios de comunicação para atingir o maior número de cidadãos com a ideologia do Estado Novo, visando mobilizar a sociedade em torno de seu programa político. Entre esses meios de comunicação e propaganda, podemos destacar um novo meio, que, em especial, permitiu às ideias estadonovistas atingirem as classes médias urbanas e o operariado. Estamos nos referindo: *
a) à imprensa operária.
b) ao rádio.
c) à televisão.
d) ao cinema.
e) às revistas quinzenais.
Respostas
Resposta:
1-c
Explicação:
todos esses possuem a mesma caracterização facial, sem falar das referencias, como no "primeiro Getúlio", onde está com roupas nazistas, demonstrando a ditadura militar
1)A charge de Chico Caruso tem como referência histórica: “Todos os personagens representam Getúlio Vargas, em diferentes momentos de sua trajetória política no Brasil. ” (alternativa c)
A charge mostra as várias facetas políticas de Vargas que se adaptava de acordo com o momento político pelo qual o país passou ao longo dos períodos históricos do seu governo.
O governo Vargas
Getúlio Vargas governou o país entre os anos de 1930 a 1945, período conhecido como Era Vargas, onde o presidente chegou ao poder através de um episódio conhecido como Revolução de 1930.
Durante esse período o presidente buscava se adaptar aos acontecimentos e a algumas das reivindicações dos grupos sociais presentes no Brasil, por isso a charge de Chico Caruso mostra o presidente com várias roupas e expressões.
Após ser retirado do poder em 1945, Vargas foi eleito democraticamente e governou entre os anos de 1951 e 1954.
2)Na história da República, a expressão “Estado Novo” identifica: “O período de 1937 a 1945, em que Vargas fechou o Poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de decretos-leis.” (alternativa c)
Esse período teve início com um golpe que divulgava um (falso) plano comunista para dominar o Brasil, no ano de 1937. A partir do golpe, Vargas fechou o Congresso e extinguiu todos os partidos políticos e passou a governar de forma autoritária.
O Estado Novo
O Estado Novo é um período da República, durante a Era Vagas em que o presidente governou de maneira autoritária e centralizadora. Houve a censura aos meios de comunicação, grande repressão à sociedade e propaganda política que enaltecia o governo.
O golpe foi dado por temor do presidente de que a oligarquia paulista voltasse ao poder nas eleições de 1938.
3)Um dos meios de comunicação usados pelo Estado Novo para atingir o maior número de pessoas foi o “rádio”. (alternativa b)
Através desse meio de comunicação, os principais destaques políticos do Estado Novo poderiam chegar de maneira rápida e eficiente a casa das pessoas.
O rádio e a Era Vargas
O rádio era utilizado como propaganda política do governo. Nesse período foi criado o programa “A Hora do Brasil”, que era utilizado para divulgar as notícias de interesse do governo.
O Departamento de Impressa e Propaganda (DIP) se encarregava da censura e do controle das informações do país. Esse órgão também era responsável por construir uma imagem positiva de Vargas durante a ditadura do Estado Novo.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a Era Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/40322777
#SPJ2