• Matéria: História
  • Autor: Dukinha
  • Perguntado 9 anos atrás

para os iluministas o acesso ao conhecimento conduzia inevitavelmente ao progresso e a felicidade voce concorda com isso? porquê

Respostas

respondido por: maraamaral358
19
Os iluministas tinham pressa pelo progresso. Eles o queriam e o ansiavam. Nesse percurso foram deixando de lado o sentido ético das Ciências e permitiram que as desigualdades cada vez mais se instalassem na sociedade.
Eles viram que com o progresso os ricos e poderosos oprimiram o povo com mais facilidade.Uma burguesia foi se apropriando dos meios de produção e a ignorância foi sendo usada como recurso de dominação das massas.
Contra isso era necessária uma outra medida de atitude.
Eles entenderam que Só o acesso ao conhecimento ( a enciclopédia ) não garantiria que as pessoas enfrentassem o opressor. Era necessário também uma Educação ampla, geral e irrestrita, onde cada pessoa fosse capaz e competente para pensar por si mesma e, agir pelo Bem Comum.
Como fazê-la?
Denunciando o opressor e mostrando suas mazelas.
E quem era o maior opressor de todos? A igreja, e também a Monarquia.
Era urgente que se educassem os nobres para que uma nova política favorecesse o progresso, e conjuntamente a felicidade, e mais, que a religião se afastasse do novo Estado que prosperava em suas idéias, pois em tudo era retrógrada.
Portanto, os iluministas podiam ver o que estava ocorrendo em sua volta e até podiam apostar num futuro melhor para todos, mas ao empreender suas ações desencadearam uma revolução que não foi só cultural, mas política e religiosa. Por eles veio a reforma, a contra-reforma e a revolução francesa.
Se não tivessem enfrentado os problemas de sua época... onde estaríamos hoje?

Dukinha: obrigada
Perguntas similares