3)
Gadotti ( apud BARROS, 2014) afirma que a Educação, para o século XXI, deve-se pautar em reflexão crítica e prática, pois elas não podem estar dissociadas. Continuando o autor, a Educação deste milênio deve estar atenta a algumas categorias, tais como cidadania, tendo a escola como um dos seus objetivos "refletir sobre o processo de globalização da economia, da cultura e das comunicações"
(BARROS, Aline Mide Romano de. História da Educação e da Pedagogia: A Educação Contemporânea no Brasil: Paradigmas e Desafios. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.)
Sobre a Educação no século XXI, leia as asserções a seguir:
I - é possível afirmar que em pleno século XXI os paradigmas educacionais tomaram uma nova forma, ganharam novos olhares e novos conceitos.
PORQUE
II - a educação enfrenta enormes desafios neste século e, depara com uma grande transformação - que é a nova era do conhecimento, da reflexão de suas práticas e de aprimoramento do seu fazer-pedagógico.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
b)
A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
c)
As asserções I e II são verdadeiras e a II complementa corretamente a I.
d)
As asserções I e II são falsas.
e)
As asserções I e II são verdadeira, mas a II não complemente corretamente e I.
4)
No século XIX, a preocupação com a Educação das massas foi a tônica de todos os governos da época. As principais características foram: a nova atenção dada ao método; o desejo novo de basear o processo educativo no conhecimento e simpatia pela criança; um novo interesse pela educação elementar e um novo entusiasmo pela possibilidade da educação universal.
Dentre os principais pedagogos desse período, destaca-se:
Alternativas:
a)
Pestalozzi, que privilegiava a atividade lúdica, por perceber o significado funcional do jogo e do brinquedo.
b)
Froebel, para o qual a conduta pedagógica segue três procedimentos básicos: o governo, a instrução e a disciplina.
c)
Pestalozzi, considerado um dos defensores da escola popular extensiva a todos e que reconhece firmemente a função social do ensino, que não se acha restrito à formação do gentil-homem.
d)
Herbart, que privilegia a atividade lúdica, por perceber o significado funcional do jogo e do brinquedo.
e)
Froebel, considerado um dos defensores da escola popular extensiva a todos e que reconhece firmemente a função social do ensino, que não se acha restrito à formação do gentil-homem.
5)
O Iluminismo é uma importante marca do século XVIII, também conhecido como Século das Luzes. Defendia o poder da razão humana para interpretar e organizar o mundo. É também um período muito rico em reflexões pedagógicas. Multiplicam-se os defensores da Educação leiga (sem influência religiosa) e livre (sem privilégios de classe).
Como influência das ideias Iluministas na Educação do Brasil, temos as Reformas Pombalinas. Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta:
( ) Na administração de Pombal, houve uma tentativa de vincular à Companhia de Jesus todos os problemas da Educação em Portugal e no Brasil, motivo pelo qual os jesuítas são responsabilizados pela decadência cultural e educacional na metrópole e na colônia.
( ) Os interesses de Pombal e da Companhia de Jesus se chocavam, visto que os Jesuítas defendiam uma educação voltada aos interesses da fé, já Marquês de Pombal defendia uma escola que servisse aos interesses do Estado.
( ) A Reforma Pombalina trouxe grandes mudanças à Educação brasileira, o sistema jesuítico foi substituído imediatamente por outro nos moldes das escolas europeias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V – V – V.
b)
V – V – F.
c)
V – F – V.
d)
F – V – V.
e)
F – F – F.
amshinohara:
Alguém respondeu no AVA???
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Respostas:
1B - 2A - 3C - 4C - 5B
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás