• Matéria: Biologia
  • Autor: rafaellasa2328
  • Perguntado 7 anos atrás

No controle das plantas daninhas, além do controle químico, existem outras formas que são eficientes, econômicas e benéficas para o cafeeiro e para o meio ambiente, podendo ser utilizadas em qualquer propriedade, especialmente as pequenas propriedades cafeeiras e as que praticam a cafeicultura de base ecológica, cujo mercado apresenta expressiva demanda. O controle cultural se relaciona com a condução da lavoura e está direcionado para promover a redução do número de plantas daninhas ou de seus efeitos negativos, considerando os aspectos agronômicos e ecológicos do sistema. Um dos métodos de controle cultural é o uso de culturas intercalares que consiste em:

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características do uso de culturas intercalares.

Escolha uma:
a.
Consiste no sistema de plantio em que participam duas ou mais culturas arbustivas ou arbóreas, numa combinação provisória ou permanente, considerando as características e manejo das espécies. O sombreamento do café apresenta algumas vantagens como conservação do solo, diminuição das plantas daninhas, melhoria na qualidade dos frutos e contribuição para redução dos custos, observando-se a aplicação dos tratos fitossanitários.

b.
O porte da cultivar de café e o diâmetro de sua copa definem o espaçamento, que influencia no rendimento da cultura e na infestação das plantas daninhas. A redução do espaçamento nas entrelinhas ou nas linhas de plantio dos cafeeiros diminui a interferência de plantas daninhas, proporcionada pela vantagem competitiva da cultura sobre essas espécies sensíveis ao sombreamento.

c.
Consiste no uso de espécies que além de promover o controle de plantas daninhas, contribui também para a qualidade física, química e biológica do solo. Essa prática resulta em impactos ambientais altamente positivos à medida que reduz as aplicações de insumos químicos, principalmente, de herbicidas e fertilizantes. Os mecanismos envolvidos nessa transferência incluem decomposição dos restos culturais, liberação dos nutrientes do tecido vegetal para o solo, decomposição e exsudação de substâncias orgânicas das raízes.

d.
Corresponde ao plantio de culturas de ciclos curtos ou anuais nas entrelinhas do cafezal, tanto na fase de formação, produção e recuperação da lavoura. No planejamento desse sistema de produção com dois cultivos, a priori, deve envolver maior eficiência na aplicação dos tratos culturais, controle fitossanitário e adubação racional.

e.
A limpeza da área deve ser realizada no período seco, com sistemas e equipamentos adequados à cobertura vegetal. Áreas com culturas anuais ou pastagem, e com gramíneas de difícil eliminação como a braquiária e o colonião, devem-se fazer uma aração rasa, esperando-se alguns dias para o secamento de suas raízes. Após a presença de algumas rebrotas, realizar uma gradagem, já que o solo seco irá dificultar o pegamento das plantas daninhas, que foram reviradas pelos implementos.

Respostas

respondido por: gabrielaugusto26
9

Resposta:

D) Corresponde ao plantio de culturas de ciclos curtos ou anuais nas entrelinhas do cafezal, tanto na fase de formação, produção e recuperação da lavoura. No planejamento desse sistema de produção com dois cultivos, a priori, deve envolver maior eficiência na aplicação dos tratos culturais, controle fitossanitário e adubação racional.

Explicação:


joao1pedro1: Resposta 3) c. Umectante
joao1pedro1: Corrigido pelo AVA
respondido por: paulinoevellin
1

Resposta:

Corresponde ao plantio de culturas de ciclos curtos ou anuais nas entrelinhas do cafezal, tanto na fase de formação, produção e recuperação da lavoura. No planejamento desse sistema de produção com dois cultivos, a priori, deve envolver maior eficiência na aplicação dos tratos culturais, controle fitossanitário e adubação racional. Correto

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas similares