Respostas
Resposta:
Metais alcalinoterrosos
QUÍMICA
Os metais alcalinoterrosos correspondem aos elementos pertencentes à família 2 ou IIA da Tabela Periódica. Esses elementos químicos são: Be (Berílio), Mg (Magnésio), Ca (Cálcio), Sr (Estrôncio), Ba (Bário) e Rádio (Ra). Dentre esses, os de maior importância biológica e industrial são o cálcio e o ma
2
PUBLICIDADE
Os elementos que recebem o nome de metais alcalinoterrosos são aqueles que pertencem à família 2 ou IIA, da Tabela Periódica. Tal grupo compreende os seguintes elementos químicos: Be (Berílio), Mg (Magnésio), Ca (Cálcio), Sr (Estrôncio), Ba (Bário) e Rádio (Ra).
Eles possuem dois elétrons na camada de valência, tendo sua distribuição genérica representada por ns2, em que n representa o número do último nível. Em razão dessa característica, eles têm a tendência de perder esses dois elétrons, originando cátions de carga 2+.
O termo “terroso” refere-se a “existir na terra”, pois é onde esses elementos são encontrados, principalmente nos minerais. Por exemplo, o cálcio, na forma do composto fosfato de cálcio (Ca3(PO4)2), é encontrado na crosta terrestre e funciona como matéria-prima para a produção do fósforo. Está presente também nos ossos de animais, tanto que na calcinação desses obtém-se a chamada “farinha de osso”, que contém fosfato de cálcio.
Entre os metais alcalinoterrosos, os que mais se destacam são o Cálcio e o Magnésio.
Cálcio
O íon cálcio (Ca2+) está presente em cerca de 90% dos nossos ossos e dentes; e nos animais está presente também em suas carapaças. Tem a função de fortalecer a estrutura óssea e servir de relaxante muscular. A carência do cálcio no corpo pode causar cãibras musculares, tétano e osteoporose. É por isso que é importante ingeri-lo por meio de alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados (manteiga, queijo, etc.), carnes e vegetais.
Por outro lado, o excesso de cálcio pode causar relaxamento muscular, pedras nos rins e dor nos ossos.
Além dos alimentos citados, o cálcio ainda está presente em muitas partes da natureza, principalmente em minerais, como na calcita (CaCO3) ou carbonato de cálcio, que é constituinte do calcário e do mármore, sendo que o mármore é utilizado na fabricação de pias, estátuas, pisos e escadarias. O carbonato de cálcio também é o formador das estalactites e estalagmites nas cavernas. O cálcio está presente também no gesso natural (CaSO4 . 2 H2O), chamado de gipsita. Esse sal pode ser desidratado, originando o CaSO4 anidro, que é o giz escolar.
Explicação:
Resposta:
Explicação: