Respostas
Resposta:
Afinal, o que vem a ser o sistema de custeio por absorção? Conceitualmente, o custeio por absorção representa a apropriação dos gastos do processo produtivo dos produtos ou serviços elaborados nas organizações. Para Martins (2010) é um método originário da aplicação dos princípios da contabilidade, em que os gastos relacionados ao esforço de produção, e somente eles, são alocados aos produtos ou serviços cuja finalidade será a de determinar o custo dos produtos.Para facilitar o entendimento, o custeio por absorção é uma das formas existentes no sistema de custos das organizações para determinar quanto custa para se fazer um produto ou elaborar um serviço.
Explicação:
Resposta:
É a apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados. É também um dos mais antigos métodos de custeio e é aceito pelo fisco.
Explicação:
EX.: Imagine que uma fábrica de panelas gaste 10 reais em matérias-primas por unidade produzida e tenha um custo mensal de 100 mil reais produzindo 20 mil unidades por mês. Pelo método do custeio por absorção seu custo unitário será:
- Matéria prima por unidade 10,00
- Rateio do custo fixo: 100.000,00 / 20.000,00 = 5,00
- Custo unitário: 15,00
Se a produção aumentar, o custo será recalculado da mesma forma e reduzirá proporcionalmente.