• Matéria: ENEM
  • Autor: evertonrobertofaria
  • Perguntado 7 anos atrás

Sobre Ética e Liberdade, leia as afirmações abaixo:

I. Histórica e teoricamente tem-se justificado a baixa efetividade dos direitos sociais afirmando-se que não existe a indivisibilidade dos direitos humanos, pois na prática histórica e nos dispositivos legais, encontram-se diferentes níveis de direitos, sendo que os direitos humanos reconhecidos como direitos fundamentais nos textos constitucionais seriam unicamente os direitos civis.

II. Os valores humanos da liberdade, igualdade e da dignidade da pessoa, dos quais os direitos sociais serão uma forma de manifestação, impõem-se, progressivamente, no contexto do modelo liberal, onde se torna determinante na produção e na aplicação da lei o valor econômico da melhor relação custo-benefício para o investimento do capital.

III. O argumento mais difundido contra a natureza de direitos humanos dos direitos sociais refere-se à sua efetividade, pois os direitos sociais diferenciar-se-iam dos direitos civis e políticos pelo fato de terem caráter programático e não serem estabelecidos por nenhum documento.

IV. A grande maioria dos direitos sociais previstos na Carta de 1988 encontra-se aguardando regulamentação sendo mesmo considerada por doutrinadores e magistrados como não obrigando ao seu cumprimento.

V. Os direitos sociais, portanto, não são categorias jurídicas de segunda ordem, pois a própria natureza dos direitos civis, pressupõe a sua corporificação através desses direitos. Essa relação torna-se ainda mais evidente quando constatamos que a plena realização dos objetivos da sociedade democrática de direito, como estabelecidos no texto constitucional, tem com seu fundamento dois instrumentos político-institucionais, os direitos civis e políticos, pôr um lado, e os direitos sociais, pôr outro.

Respostas

respondido por: moacircaetano0415
13

Resposta:A resposta correta é: I, IV e V..

Explicação:

Apesar de prescrito em forma de lei, a liberdade pelos princípios éticos está ligada, antes de mais nada, à condição e fundamentação dos direitos civis e modo de vida.

Perguntas similares