• Matéria: Sociologia
  • Autor: fernandaalves009
  • Perguntado 7 anos atrás

alguém me salva?
Dois dos conceitos mais importantes desenvolvidos no livro, O Príncipe, de Maquiavel, são os conceitos de virtù e fortuna, que são qualidades que um príncipe terá que cultivar na arte de governar e fundamentais na maneira como o poder pode ser conquistado. Escolha, entre as alternativas abaixo, a que melhor corresponde aos propósitos de Maquiavel ao escrever essa obra.
5 pontos
A) Maquiavel preocupava-se em moralizar a política e fazer uma defesa da moral cristã, ou dos valores que sua própria sociedade aprova
B) Maquiavel se detém apenas no estudo das repúblicas e não se interessa em fazer uma classificação dos principados existentes no período.
C) Maquiavel descreve os caminhos e meios de adquirir e conservar o poder político, sendo possível chegar ao poder pela Fortuna, mas é preciso ter Virtú para manter-se nele. Para Maquiavel, a política tem uma ética e uma lógica próprias.
D) O uso da força não explica o fundamento do poder, porém é a posse da compaixão cristã a chave por excelência do sucesso do príncipe. Sucesso este que tem uma medida política: a manutenção do poder político.

Respostas

respondido por: Matheusieti
12

A alternativa C é a que melhor se aplica as ideias de Maquiavel em O príncipe.

Maquiavel expressa suas reflexões a partir do livro "O Príncipe" que atua como um documento onde Maquiavel relata uma série de "dicas" as quais os governantes do Estado deveriam cumprir.

Um outro fato importante, é a descrição sobre os principados, que são divididos em: Hereditário e adquirido, onde aponta o as duas formas de como o governante chega ao poder  podendo ser pela virtude ou pela fortuna, dois termos também elencados no livro.

Seguindo essa linha de raciocínio, ele divide a obra falando sobre os Estados, suas divisões, as monarquias, além de como os impérios devem se fortalecer eliminando os inimigos, simulando situações e acordos para enfraquecê-los.


fernandaalves009: mt obgg
Perguntas similares