Um raio incide numa superfície plana e sofre reflexão. O ângulo entre o raio refletido e a superfície é de 50 o . Determine o ângulo de incidência e o desvio sofrido por esse raio.
Respostas
A ilustração da reflexão de um raio funciona da seguinte maneira.
O raio incidente( a cor amarela do lado esquerdo ) tem o valor de 50º , a partir de que você trassou a reta do raio de incidência, é necessário trassar uma reta de 90º, chamada de reta normal.Essa reta normal deve sempre ter 90º.
Então para saber o angulo de reflexão faça a simples conta:
x= 90º-50º
X então será 40º
E o desveio será 100
Resposta do seu exercício é 40º
Como a luz vem de um meio "a", bate na superfície e reflete, isso significa que a luz refletida também está no meio "a". Usando a lei de Snell:
onde na=indice de refração do meio a,
nb, indice de refração do meio b,
a, angulo entre a normal da superficie e o raio incidente
b, angulo entre a normal da superficie e o raio refratado.
Como a onde incidente e onda refletida se encontram no mesmo meio "a", os indices de refração são iguais, assim podemos cancelar os valores na e nb na equação. Sobrando apenas:
Para esta equação ser verdade, temos que "a" deve ser igual a "b". Conclui-se que o angulo de incidência e o angulo de reflexão são iguais.
Portanto, se o angulo entre o raio e a superficie é de 30º, o angulo a (que é entre a normal da superficie e o raio) deve ser igual a 60º. Assim o ângulo de reflexão = 60º entre a normal e o raio de reflexão ou 30º entre a superficie e o raio de reflexão.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/13197994#readmore