• Matéria: História
  • Autor: maysasouzalima11
  • Perguntado 6 anos atrás

O trabalho escravo acompanhou os quatro séculos de formação econômica, política e social do Brasil. A escravização dos africanos contribuiu para: 


a. a crise do regime monárquico

b. a formação de grandes fortunas

c. instalação de industrias de bens de consumo

d. a mão de obra qualificada

Respostas

respondido por: RayanaSE
4

O trabalho escravo acompanhou os quatro séculos de formação econômica, política e social do Brasil. A escravização dos africanos contribuiu para a crise do regime monárquico, com a abolição da escravatura sendo o ápice para o golpe contra a família imperial (resposta correta letra A).

Crise regime monárquico

Durante a escravidão no Brasil, possuir escravos era uma demonstração de poder financeiro. No Primeiro Reinado, D. Pedro I já escrevia em jornais comentando sobre os negros, utilizando pseudônimos:

"(...) e eu aflijo-me de ver os meus semelhantes dando, a um homem, tributos próprios à Divindade. Eu sei que o meu sangue é da mesma cor que o dos negros."

Entretanto, a infâmia da escravidão foi a face mais evidente de uma política de conciliação. O país dependia de uma mão de obra que tornavam os produtos brasileiros competitivos e mantinha a unidade territorial e política, pois a abolição poderia desencadear conflitos no país.

Segundo João Camilo de Oliveira Torres em seu livro Os Construtores do Império, os abolicionistas não eram partidários comuns, pois "no tocante à questão da Abolição  ninguém se colocava em termos partidários – havia abolicionismo  e escravagismo de parte a parte, em função de suas ligações pessoais, convicções íntimas e interesses eleitorais."

Na Constituinte de 1823, que foi dissolvida pelo imperador D. Pedro I, o legislativo tentou incluir na constituição a obrigatoriedade do Estado na manutenção da escravidão. Este tópico foi retirado da Constituição de 1824 que foi outorgada pelo imperador brasileiro.

Desde a Guerra do Paraguai (1864 - 1870), os militares brasileiros demonstravam uma insatisfação com o imperador D. Pedro II, que não soube lidar com este conflito e o rendeu alguns adversários, alguns deles as mentes do golpe republicano.

O Brasil foi um dos últimos países a declarar a abolição da escravatura, assinada pela Princesa Isabel (filha mais velha de D. Pedro II) em 1888. A abolição não foi bem recebida por alguns políticos liberais do império brasileiro (que eram apoiados pelos escravagistas), sendo uma das causas da queda da monarquia em 1889.

A escravidão foi a grande contradição do Primeiro e Segundo Reinados brasileiros, sendo alcançada a abolição com apoio dos conservadores e perdendo o apoio entre políticos liberais que, juntamente com o militares positivistas, colaboraram decisivamente para a queda da Monarquia.

Para mais informações sobre a Proclamação da República, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/42905537

Anexos:
Perguntas similares