• Matéria: Ed. Física
  • Autor: mariliamanc
  • Perguntado 6 anos atrás

Cite 5 diferenças entre a exercício físico aeróbicos e anaeróbicos?

Respostas

respondido por: jogagabriel152
7

Resposta:

O que é exercício aeróbico?

O exercício aeróbico é aquele que utiliza oxigênio na geração de energia nos músculos. Neste sentido, as células musculares precisam consumir mais oxigênio (inalado na respiração) para produzir energia.

Por serem exercícios feitos por um período de tempo mais longo do que os exercícios anaeróbicos, o corpo humano precisará de muito mais energia. No entanto, terá mais tempo para produzi-la.

Há uma molécula chamada trifosfato de adenosina (ATP), que é utilizada tanto em exercícios aeróbicos como anaeróbicos. Ela é responsável por armazenar energia. Depois de usar parte do ATP presente nas células, o corpo passa a utilizar a glicose.

No entanto, a glicose é de extrema importância para o funcionamento do cérebro. Por isso, para evitar danos ao bem-estar do principal órgão humano, os músculos passam a utilizar a gordura acumulada para gerar energia. Não apenas nos músculos, mas em todo o corpo.

Assim, acontece a perda de peso com exercícios aeróbicos.

Exemplos de exercícios aeróbicos

Há vários tipos de exercícios aeróbicos. E é o ritmo das atividades o fator principal para os efeitos sobre o corpo. No entanto, podemos citar como principais exemplos os seguintes:

Caminhar;

Correr;

Dançar;

Nadar;

Pedalar.

O que é exercício anaeróbico?

Em exercícios anaeróbicos, o corpo produz energia através do metabolismo anaeróbico, que não utiliza oxigênio. Neste caso, a energia é produzida através da queima de carboidratos.

Qualquer atividade física que trabalhe diversos músculos do corpo de forma intensa e contínua por determinado período de tempo é considerada um exercício anaeróbico.

Os exercícios são mais procurados por quem quer construir massa muscular magra e atletas, para aumentar força e resistência. O desempenho dos músculos aumenta sob treinos anaeróbicos.

Como nos exercícios aeróbicos, nos anaeróbicos são utilizadas as moléculas ATP. Estas são reconstituídas instantaneamente através da creatina fosfato, outra molécula que se liga à ATP para a produção de energia. Estas moléculas estão presentes nos músculos esqueléticos e são cruciais.

Exemplos de exercícios anaeróbicos

Muitas atividades podem ser consideradas exercícios anaeróbicos. Isto porque há diversos tipos de treino sob condições que não utilizam oxigênio para o desenvolvimento muscular. Entre os principais, podemos citar:

Musculação;

Exercícios que envolvam velocidade (corrida, bicicleta, natação, etc.);

Agachamentos;

Pilates.

Explicação:


mariliamanc: E as 5 diferenças específicas?
jogagabriel152: está nos exemplos
mariliamanc: Obrigado!
jogagabriel152: dnd
Perguntas similares