• Matéria: Saúde
  • Autor: tiagodemoraesli
  • Perguntado 6 anos atrás

Após conhecer o paciente, sexo, idade, estado civil, histórico médico através de uma anamnese criteriosa, última visita a uma odontólogo entre outras após isso em sua sala clínica, devidamente aparelhada para este trabalho in loco verificar os possíveis problemas ”visíveis” (exame clínico – tanto nos tecidos duros quanto os moles) e suas soluções, caso seja necessário à indicação de exames complementares de diagnóstico que podem auxiliar (entenda-se não determinar a solução). Exames esses, que poderão ser de ordem radiográfica, no próprio ambiente clínico; como Raios-x periapical, oclusão ou interproximal, outros exames de imagens poderão ser requisitados para Clínicas Especializadas que poderão ser: Radiografia Panorâmica, de Perfil, de Articulação Temporo-Mandibular (ATM), Tomografia Odontologia; Radiologia Digital, Ressonância Magnética, entre outros. Em laboratórios exame de Índice de Cáries (pH de saliva), tempo de coagulação sanguínea e tempo de sangramento para procedimentos cirúrgicos. Exames de Laboratórios de próteses Odontológicas poderão, também, ser pedidos para uma simples visualização, enceramento de elementos dentais, levantamento de mordidas, oclusão, entre outros. Exames Citológicos em Laboratórios específicos também são de grande importância para o tratamento e solução de problemas relacionados a lesões tumorais. O que mostra de forma bem clara e incisiva que o uso dos raios x Convencional, principalmente o de uso próprio nos consultórios não perderam seu status de visualização, precisão e determinação, no diagnóstico complementar de exames, perante as novas tecnologias aplicadas na atual Odontologia; estas sim, incorporadas de acordo com o conhecimento dos profissionais da área e especificamente indicadas.

Paciente P. F. G. com 9 anos passou por consulta odontológica com seu pai. Exames clínicos foram realizados onde foi constatado a presença de uma cárie profunda no elemento 75 com dor. Havia presença de placa bacteriana. Durante a anamnese o pai relatou que a criança estava fazendo tratamento medicamentoso e alimentar para anemia mas que não tinha voltado ao médico. O paciente apresentava uma palidez. O que o cirurgião dentista poderia fazer neste caso?

Escolha uma:
a.
Solicitar um raio x periapical do elemento 75 e com exame na mão verificar qual é o tratamento ideal para este elemento. Solicitar um hemograma para verificar a anemia e orientar o pai que ele deve retornar ao médico para ter certeza da cura da anemia.

b.
Solicitar um raio x periapical do elemento 75 e com exame na mão verificar qual é o tratamento ideal para este elemento. Não é necessário realizar a profilaxia e orientação de escovação.

c.
Tratar a cárie do elemento 75. Orientar o pai que ele deve retornar ao médico para ter certeza da cura da anemia.

d.
Tratar a cárie do elemento 75. Solicitar um hemograma para verificar a anemia e orientar o pai que ele deve retornar ao médico para ter certeza da cura da anemia. Fazer profilaxia e orientação de escovação .

e.
Solicitar um raio x periapical do elemento 75 e com exame na mão verificar qual é o tratamento ideal para este elemento. Solicitar um hemograma para verificar a anemia e orientar o pai que ele deve retornar ao médico para ter certeza da cura da anemia. Fazer profilaxia e orientação de escovação.

Respostas

respondido por: danielamigao
3

Resposta:

Solicitar um raio x periapical do elemento 75 e com exame na mão verificar qual é o tratamento ideal para este elemento. Solicitar um hemograma para verificar a anemia e orientar o pai que ele deve retornar ao médico para ter certeza da cura da anemia. Fazer profilaxia e orientação de escovação

Explicação:

Perguntas similares