2 – Um casal onde ambos são do tipo sanguíneo O, podem ter descendentes com os tipos sanguíneos A, B e AB? Justifique a sua resposta. *
Sua resposta
Respostas
Resposta:
A forma como é determinado nosso tipo sanguíneo é um caso que ilustra essa questão. No caso do sistema ABO, cada pessoa possui duas vezes a informação genética que determina se seu tipo sanguíneo é A, B, AB ou O. Esta informação se encontra em um gene que, não por acaso, também se chama “gene ABO”.
Conforme já explicamos aqui, de acordo com o Sistema ABO, quem é do tipo A possui em seus glóbulos vermelhos uma molécula chamada “aglutinogênio A”, enquanto quem é do tipo B, possui aglutinogênio B; já quem é do tipo AB possui os dois aglutinogênios; e quem é do tipo O não possui nenhum deles (na realidade, essa letra “O” corresponde ao numeral “zero”, indicando ausência dessas substâncias).
Dessa forma, uma pessoa com o tipo sanguíneo A precisa herdar ao menos do pai ou da mãe a informação genética para produção do aglutinogênio A, e não pode herdar a informação para produção do aglutinogênio B (se isso acontecesse, a pessoa seria do tipo AB). Já quem é do tipo O, por exemplo, não pode herdar nem informação para produção do aglutinogênio A, nem informação para o aglutinogênio B. É por isso que se diz, por exemplo, que um casal em que tanto o pai quanto a mãe sejam do tipo AB (e, então, teriam de passar a seu filho, obrigatoriamente, a informação para a produção de aglutinogênio A ou B) não pode ter filhos do tipo O (pois, herdando a informação para A ou para B, seria consequentemente impossível o filho ser O).