Respostas
Resposta:
QUAL É A INFLUÊNCIA DO CLIMA NOS ESPORTES?
O corpo humano tem uma grande capacidade de adaptação aos mais diversos tipos de ambientes. Enquanto populações como os tuaregues vivem em condições de grandes variações de temperatura e baixíssima umidade do ar no Deserto do Saara, os inuítes suportam os ambientes gelados das regiões árticas, onde há neve e gelo praticamente todo o ano.
Com alguma dificuldade, um inuíte seria capaz de se adaptar à vida no deserto (e um tuaregue, à vida no gelo). Mas, para tanto, precisariam de algum tempo até que o corpo começasse a realizar o processo de aclimatação. Trata-se de adaptações hormonais que permitem ao corpo entender as novas funções fisiológicas que deve realizar nas condições climáticas às quais está sendo exposto.
Esse processo regula funções como: quantidade de suor que precisa ser produzida, quando liberá-lo; temperatura; adaptação das células aos níveis disponíveis de oxigênio e quantidade de sangue no corpo.
Tais mudanças começam imediatamente após a chegada ao lugar, mas a total adaptação do organismo demora algum tempo para acontecer. De acordo com estudos da década de 1960, uma pessoa leva cerca de 10 a 14 dias para começar a sentir os efeitos da aclimatação. Quanto mais tempo ela passar no ambiente, mais adaptada estará.
Quando falamos de esportes, essa informação é fundamental. Considere, por exemplo, que um atleta europeu vá para uma competição em um país equatoriano, como o Brasil. Ele precisará de algum tempo até que seu organismo se adapte à mudança de temperatura e às demais condições climáticas, iniciando o processo de aclimatação, ou o seu desempenho ficará prejudicado.