• Matéria: História
  • Autor: andreia0105
  • Perguntado 6 anos atrás

massacre de manguinhos
a- Qual foi o impacto para a Ciência e pesquisas no combate às doenças infecciosas e epidemias?

b- Se essas pesquisas não tivessem sido interrompidas e tivessem investimentos do governo , quais seriam os resultados
me ajudem prfv!!!!!!

Respostas

respondido por: henriquesz93
4

Resposta:

Dia 6 de abril: é publicado o decreto que determina a aposentadoria de dez cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por força do Ato Institucional nº 5 (AI-5), levando à cassação de seus direitos políticos pela ditadura militar. Era o ano de 1970 no Brasil. O episódio — conhecido como O Massacre de Manguinhos — completa 50 anos neste mês e faz parte da história da Ciência no país.

O termo foi cunhado pelo entomologista Herman Lent e eternizado no livro de sua autoria, lançado em 1978, em que ele narra a repressão às atividades científicas na Fiocruz. Reeditada em 2019, a obra faz parte da Coleção Memória Viva e está disponível para download no Porto Livre, portal de livros em acesso aberto da Fiocruz.

Lent era um dos pesquisadores da lista, composta também por Augusto Perissé, Domingos Arthur Machado, Fernando Braga Ubatuba, Haity Moussatché, Hugo de Souza Lopes, Masao Goto, Moacyr Vaz de Andrade, Sebastião José de Oliveira e Tito Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti. Todos tinham mais de 20 ou 30 anos de atuação, eram reconhecidos por sua intensa produção científica e líderes de grupos de pesquisa. Muitos tinham sido chefes de laboratórios, seções e divisões. Com isso, o IOC perdeu 14% do seu quadro de pesquisadores, que na época contava com 70 profissionais.

Explicação:

Salve espero ter ajudado!

Perguntas similares