• Matéria: Geografia
  • Autor: Jonhgetus
  • Perguntado 7 anos atrás

Me ajudem!!

1)Com base no assunto proposto o que podemos entender por relações
bilaterais?
2) O que é o BRIC´s e qual seu objetivo?
3) Além do Brasil quas países compõem o g-20?
4) cite uma medida adotada pelo MERCOSUL que facilita o comércio entre
seus países membros.
5) Porque a relação comercial entre Brasil e China tende a ser desigual?

Respostas

respondido por: KawanStudyBR
0

Resposta:

1- Por bilateral define-se aquilo que se refere a dois lados, duas porções, laterais ou aspectos da mesma coisa. Neste sentido, é possível versar sobre as relações bilaterais e as relações que surgem entre duas nações ou entidades.

2- BRICS = Brasil,Rússia,China e South África. BRICS. BRICS é um termo utilizado para designar o grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O economista tentava encontrar uma forma de traduzir o crescimento econômico que seria protagonizado naquela década por Brasil, Rússia, Índia e China.

3- Fazem parte do G20 os oito países mais ricos e influentes do mundo, o G8, e 11 países emergentes. G8: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. Países emergentes: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México e Turquia.

4- O artigo estima o fluxo potencial de comércio bilateral para os países membros do MERCOSUL, através do modelo gravitacional, utilizando dados em painel pelo método de efeitos fixos e efeitos aleatórios. Os resultados mostraram uma aproximação considerável entre os valores de comércio potencial total do bloco e o fluxo real de comércio, para o ano de 2009, quando estimados através do método de efeitos aleatórios. Os fluxos que apresentaram maior potencial de comércio foram Argentina x Paraguai e Argentina x Uruguai, enquanto o país que apresentou a maior parte dos fluxos bilaterais potenciais de comércio abaixo do comércio efetivo foi o Brasil.

5- a aproximação do Brasil com os países da Ásia e, em especial, com a China, a partir de uma perspectiva histórica. No final do século XIX e início do XX, o relacionamento com esse continente foi ínfimo e restringiu-se basicamente à vinda de mão-de-obra japonesa e à migração não-oficial de chineses. Durante a Guerra Fria, sob a tentativa brasileira de diversificar suas parcerias, ocorre uma aproximação política com a China no plano multilateral, mas os laços econômicos bilaterais ficam restritos ao Japão. Apesar do tradicional discurso da diplomacia brasileira de universalização das suas relações internacionais, somente na década de 1990 houve de fato um fortalecimento da aproximação econômica, e não apenas política, com a China. Destacam-se como principais motivações o acelerado crescimento econômico chinês e a disputa comercial incitada pela proposta de criação de uma Área de Livre Comércio das Américas (Alca), entendida como um obstáculo para a inserção de atores externos.

Explicação:

Perguntas similares