• Matéria: História
  • Autor: leticiarezende12
  • Perguntado 6 anos atrás

2- Para os historiadores, A epopeia de Gilgamesh é um documento importante para entender a sociedade suméria.
Leia o trecho abaixo e depois responda às questões. (0,6)

Enlil da montanha, pai dos deuses, havia decretado o destino de Gilgamesh. Por isso Gilgamesh teve um sonho, e Enkidu disse: “O significado do teu sonho é o seguinte: o pai dos deuses te deu um trono, reinar é o teu destino; a vida eterna não é o teu destino. Por isso, não fique triste, não te atormentes nem te deixes oprimir por causa disso. Ele te deu o poder de atar e desatar, de ser as trevas e a luz da humanidade. Ele te deu a supremacia sem paralelo sobre o povo, te garante a vitória nas batalhas de onde não escapam fugitivos; o sucesso é teu nas incursões militares e nos implacáveis assaltos por ti empreendidos. Mas não abuses deste poder; sê justo com teus servos no palácio; faze justiça perante Shamash”.
ANÔNIMO. A epopeia de Gilgamesh. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 103.


a) Quem teria sido Gilgamesh? O que o trecho “o pai dos deuses te deu um trono, reinar é o teu destino; a vida eterna não é o teu destino” revela sobre o papel de Gilgamesh em sua epopeia?


b) De acordo com o texto, o que podemos inferir sobre as características de um rei sumério? Identifique-as.

Respostas

respondido por: zlucas2106
7

Resposta:

a) Na posição de um herói mítico sumério, Gilgamesh é o protagonista dessa epopeia. A vontade de Enlil, pai dos deuses, anunciada por Enkidu ao explicar um sonho de Gilgamesh, é a de que ele seja poderoso entre os do seu povo e, não, um imortal, governando com supremacia sem paralelo, garantida a vitória nas batalhas contra os inimigos. Mas adverte Gilgamesh de que não pode abusar desse poder.

b) O texto deixa claro que a condição de governar de um rei sumério deveria ser dada pelo pai dos deuses, destinando-o à gloria como um mortal, sem a vida eterna. Esse rei deveria ser um chefe militar bem sucedido nas batalhas, implacável com os inimigos e um executor de justiça, apesar do extremo poder sobre os do povo.

Explicação: Espero ter ajudado :)

Perguntas similares