1. É correto afirmar que na ideia de juízos analíticos de Kant o predicado nada acrescenta ao sujeito? Justifique sua resposta. 1 ponto 2. Faça uma distinção entre juízos analíticos e juízos sintéticos. 1 ponto 3. O que foi o criticismo kantiano? 1 ponto 4. Assinale a(s) alternativa(s) Correta(s) 1 ponto Kant é um racionalista dogmático Os juízos analíticos acrescentam informações sobre o sujeito Os juízos sintéticos a posteriori dependem da experiência A ciência é uma construção humana 5. Assinale a alternativa Correta 1 ponto Nos Juízos Sintéticos a priori, os juízos em que também os predicados não são extraídos do sujeito, mas que pela experiência forma-se como algo já existente. “Todo quadrado tem quatro lados” é um exemplo que traduz corretamente o conceito de juízos analíticos. A ciência é uma construção transcendental Não há dúvidas que Kant é um racionalista dogmático. O principal objetivo da filosofia kantiana é tratar da psicologia da alma
Respostas
1. Sim, é correto. Para Kant, nos juízos analíticos, a conexão entre sujeito e predicado é pensada por identidade e, por isso, eles podem ser chamados também de juízos de elucidação ou discursivos, pois neles o predicado B não acrescenta nada ao sujeito A, mas é pensado no conceito desse sujeito.
2. A diferença entre juízos analíticos e sintéticos está na relação do predicado com o sujeito em um juízo. Juízo analítico é aquele cujo predicado está contido no sujeito. Por exemplo, um triângulo é uma figura de três ângulos: basta analisar a própria definição desse termo para dizê-lo. Em compensação, nos juízos sintéticos o atributo ou predicado, enriquece o sujeito, por exemplo: esta régua é verde, são naturalmente a posteriori; só sei que a régua é verde porque a vi.
3. Kant tenta encontrar uma solução que supere a dicotomia representada pelo ceticismo empírica e pelo nacionalismo, através de uma análise crítica da própria razão como meio de estabelecer seus limites e suas possibilidades.
Assim, a crítica é um convite feito à razão para empreender o conhecimento de si mesma. Para empreender essa tarefa, Kant propõe o "método transcendental", método analítico com o qual empreenderá a decomposição e o exame das condições de conhecimento e dos fundamentos da ciência e da experiência em geral.
Feita a reflexão crítica, chega à conclusão de que há duas fontes de conhecimento: a sensibilidade, que nos da os objetos e o entendimento, que pensa acerca desses objetos. Só pela conjugação das duas fontes é possível ter a experiência do real.
4. Estão corretas:
. Os juízos sintéticos a posteriori dependem da experiência
. A ciência é uma construção humana
5. Está correta:
. “Todo quadrado tem quatro lados” é um exemplo que traduz corretamente o conceito de juízos analíticos.
Bons estudos!
Resposta:
1-Sim. Na ideia de juízos analíticos o predicado nada acrescenta ao sujeito, pois quando afirmo que o triângulo tem três lados, a informação “três lados” já está implícita na noção de triangulo, caso contrário não seria um triangulo.
2-Nos juízos analíticos o predicado já está contido no sujeito, nos juízos sintéticos o predicado não está contido no sujeito.
3-Pode ser resumido como um olhar crítico para os fundamentos do conhecimento. É a postura de exigir que a razão “preste contas” de sua posição.
4-Os juízos sintéticos a posteriori dependem da experiência
5-“Todo quadrado tem quatro lados” é um exemplo que traduz corretamente o conceito de juízos analíticos.
Explicação: