5. Consulte a tabela da página anterior para responder às questões a seguir.
a) Considerando uma mesma intensidade de
chama e água à mesma temperatura inicial
em qual cidade, Rio de Janeiro ou Brasília, a
água entrará em ebulição mais rapidamente?
Justifique sua resposta.
b) Se nessas duas cidades forem usadas panelas
de pressão para aquecer a água, o tempo para
que a água pura entre em ebulição será diferente? Justifique sua resposta.
Respostas
a) A água ferverá primeiro em Brasília.
Em Brasília, a pressão atmosférica é menor que no Rio de Janeiro, uma vez que ela está a um nível maior que o nível do mar.
Isso faz com que a temperatura de ebulição da água seja menor, uma vez que a pressão atmosférica exerce uma forma sobre a água e quanto menor ela for, mais facilmente a água entrará em ebulição.
b) O tempo será o mesmo.
Na panela de pressão, a pressão gerada é a mesma em qualquer cidade, uma vez que temos um ambiente fechado e controlado. Logo, o tempo de ebulição da água é o mesmo.
a) A água entrará em ebulição mais rapidamente na cidade de Brasília. Isso acontece devido à diferença de altitude entre ambas as cidades, o que afeta a pressão atmosférica em ambos os cenários.
b) O tempo para a água entrar em ebulição ao se utilizar uma panela de pressão seria o mesmo em ambas as cidades, porque se trata de um ambiente com pressão controlada.
Pressão atmosférica x ponto de ebulição
Há uma relação diretamente proporcional entre a pressão atmosférica e o ponto de ebulição da água: quanto maior a pressão atmosférica, maior a temperatura de ebulição da água, porque, nessas condições, a quantidade de energia necessária para ferver a água aumenta.
Aprenda mais sobre a pressão atmosférica em: https://brainly.com.br/tarefa/1229285
#SPJ2