A desigualdade social se materializa na desigualdade imobiliária uma vez que são visíveis as suas diferenças. Assim, elabore um texto de cinco linhas explicando a desigualdade social e a transformação no espaço geográfico.
Respostas
Resposta:
Nos dias de hoje, a desigualdade social é caracterizada como um dos maiores problemas da população, sendo também uma expressiva causa para os conflitos entre povos. O processo é intensificado de maneira cada vez mais gradativa, o que aumenta também os problemas (principalmente socioeconômicos) dos mais pobres.
Desigualdade Social
Como surge a desigualdade social?
Há muito tempo, o filósofo Rousseau disse que o capitalismo e os problemas sociais se iniciaram quando “o primeiro homem cercou um pedaço de terra e disse ‘isso é meu’”.
Atualmente, a desigualdade social é considerada como uma consequência principalmente por conta da má distribuição de renda, atrelado é claro, a outras ações. O fato é que essa distribuição errônea é um fato não só no Brasil, como em grande parte dos países de todo o mundo.
Explicação:
Isso faz com que a sociedade seja dividida e em seu meio se instaure um contraste tanto social como econômico na população, que por sua vez, faz com que grande parte da riqueza seja de posse de apenas uma parcela populacional. Enquanto isso, a grande maioria do povo deve se contentar unicamente com uma pequena parcela de distribuição de bens.
De acordo com as últimas estatísticas divulgadas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, a renda de 1% dos indivíduos mais ricos em âmbito mundial está diretamente relacionada com 57% dos rendimentos de toda a população com menor renda do mundo. Esse dado é capaz de comprovar que existe uma grande diferença na concentração de renda entre a população mais rica e os mais pobres. E é claro que isso reflete diretamente na educação de base, alimentação e demais bens de consumo essenciais para a manutenção da vida do indivíduo.
A linha da pobreza
Para estudar e entender melhor a disparidade econômica entre as classes que o Banco Mundial criou uma medida que define quais são as 10 piores linhas de pobreza de todo o país, com base no dólar PPC.
Dessa forma, os indivíduos que recebem menos de 1,25 desse dólar por dia são considerados extremamente pobres, enquanto os que ganham entre 1,25 e 2 dólares são considerados pobres.
Resposta:
Ao longo da construção do espaço geográfico do continente americano, nota-se uma consequência do que foi herdado dos primeiros colonizadores. A situação de pobreza no continente americano está relacionada ao baixo desenvolvimento do trabalho na América. Entendemos que como herança da construção e transformação do espaço geográfico do continente americano, o uso e ocupação da terra e a desigualdade social teve relações diretas com os aspectos físicos, as formas de colonização e com a economia que intensificou a concentração da renda.