Respostas
As Briófitas Características gerais As briófitas são as plantas mais simples.
Constituem uma exceção no reino das plantas, pois não têm vasos condutores. A ausência desses vasos condutores limita o tamanho dessas plantas, que são organismos de pequeno porte, alcançando poucos centímetros. Como qualquer outra planta, as briófitas apresentam cloroplastos e são capazes de realizar fotossíntese, sendo organismos autótrofos fotossintetizantes. Grupos As briófitas podem ser divididas em três grupos: os musgos, as hepáticas e os antóceros. Os musgos são as briófitas mais conhecidas e estão presentes em muitos vasos de xaxim em nossa casa, porém quase sempre não percebemos pelo seu tamanho reduzido.
pteridófita Trata-se de uma referência ao fato de as folhas em brotamento assemelharem-se à posição de um feto humano no útero materno.
As pteridófitas são plantas que apresentam vasos condutores: o xilema, condutor de seiva bruta; e o floema, condutor de seiva elaborada. A presença desses vasos permitiu maior diversidade de formas, desde plantas herbáceas até plantas arborescentes de grande porte, como a samambaiaçu. Samambaias, samambaiaçus e avencas são os representantes mais comuns entre as pteridófitas, porém há outros exemplos, como cavalinhas (Equisetun) e selaginela. As pteridófitas, principalmente samambaias e samambaiaçus, são plantas muito utilizadas na ornamentação de ambientes, sendo cultivadas em vasos, em jardins ou mesmo no interior de casas e apartamentos. As cavalinhas são pteridófitas que lembram a cauda de um cavalo e têm folhas muito ásperas;
As gimnospermas são o primeiro grupo de plantas a apresentar sementes. Apresentam, em geral, árvores de médio a grande porte, sendo muito comuns em regiões frias e temperadas. As gimnospermas apresentam tecidos verdadeiros que formam as raízes, caule, folhas e sementes e são vasculares. Suas folhas são chamadas de aciculadas, com um formato parecido com uma agulha, enquanto os troncos são fortes e resistentes.
As angiospermas são o único grupo que apresenta flores e frutos, além de serem o grupo de plantas mais diverso. Além das estruturas presentes em todas as outras plantas, as angiospermas se caracterizam, como já dissemos, pela presença de flores e frutos. Na evolução das angiospermas, acredita-seque os insetos polinizadores tiveram grande participação para aumentar a diversidade e a distribuição geográfica destas plantas. Ao ingerir o fruto, as sementes não são digeridas, pois apresentarem uma cutícula protetora, e são liberadas junto com as fezes, o que pode aumentar a distribuição geográfica daquela planta.