• Matéria: História
  • Autor: ENSINOSUPERIOR
  • Perguntado 6 anos atrás

Diversos foram os povos que habitaram a região do Oriente Próximo, a maioria deles dependia da agricultura como meio de sobrevivência e esta atividade era sujeita às cheias dos rios ou da irrigação dos solos áridos com as águas destes. Devido a isso, os helenos denominaram esses povos como pertencentes a região do “Mesopotâmio” (entre rios), pois as sociedades se organizavam às margens dos rios Tigre e Eufrates. Acerca desses povos, assinale a alternativa correta.

Alternativa 1: A escrita cuneiforme foi um grande avanço das sociedades do Mesopotâmio. No entanto, esse tipo de escrita era restrita a literaturas e pouco utilizada em atividades de fisco ou comércio.

Alternativa 2: Os povos habitantes do Oriente Próximo desenvolveram técnicas avançadas de cultivo de terra: aprenderam a drenar ou irrigar as terras. Isso fez com que eles ficassem restritos unicamente a agricultura.

Alternativa 3: Os povos do Oriente Próximo em todos os momentos foram organizados de forma unificada, constituindo uma espécie de império. Essa característica possibilitou milênios de paz por toda extensão do Mesopotâmio.

Alternativa 4: Os povos da região do Mesopotâmio, apesar de terem desenvolvido técnicas avançadas de agricultura - o que possibilitou o excedente de produção - viviam em constantes guerras uns com os outros, o que enfraquecia as estruturas internas de funcionamento da sociedade.

Alternativa 5: O Código de Hamurábi foi criado pelo rei babilônico homônimo dessa reunião de leis. Esse código previa a aplicação dos direitos e punições de forma hierarquizada, embora sua principal característica seja conhecida pelo "olho por olho, dente por dente". Todavia, essas leis não foram utilizadas em momento algum dentre os povos mesopotâmicos.

Respostas

respondido por: mscordeirop5jsnr
4

Resposta: respondi a 4

Explicação: porque as cidades estiveram em constante estado de guerra umas com as outras pela disputa de terras.

E a escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos sumérios por volta de 3000 a.C. para manter um registro sobre a contabilidade do comércio, do palácio real e da produção agrícola.

Perguntas similares