Respostas
O dogmatismo fundamenta o senso comum, podemos utilizar dos pensamentos de Kant para entender o conceito de dogmatismo racionalista, que trata da razão para chegar em verdades seguras. Podemos entendê-lo como a crença na certeza antes da faculdade crítica, e daí que tiramos uma redesignação negativa do termo.
Em estudos mais recentes, há certa explicação para o formato do senso comum, como explica o Efeito Dunning-Kruger, que leva indivíduos com pouco conhecimento acreditarem saber mais do que os realmente preparados.
Já o pensamento moderno discute acerca de pensamentos éticos e morais na Política, de exemplo a filosofia de Nicolau Maquiavel no século XV. Há o racionalismo de fato sendo exercido na mais recente Metafísica, a desestruturação e a crítica às antigas tradições pautadas no mundo moderno, o homem (ser humano) como o centro dos interesses que o levam ao saber.
Alguns conceitos importantes da Metafísica Moderna são a dúvida metódica de Descartes, que caracteriza o processo de duvidar e questionar as razões de tudo, em Hume o ceticismo e as probabilidades e também a Revolução copernicana, que explicita essa motivação do ser humano em delimitar até onde chega o seu conhecimento, a partir dessa nova concepção do universo que seria o sistema planetário heliocêntrico.